sexta-feira, 2 de abril de 2010

A magia do Supertramp

Supertramp é uma banda de rock progressivo que fez muito sucesso nos anos 70 e 80.A banda foi formada pelo Rick Davies ( vocalista e pianista ) e pelo Roger Hodgson também vocalista e pianista,os dois se juntaram com John Helliwell (saxofonista da banda até os dias atuais) e "frontman",o baterista Bob Siebenberg e o baixista Dougie Thompson.A banda foi uma das primeiras de rock a assinar com a gravadora A&M Records,e resolveram fazer seus primeiros álbuns,depois de duas tentativas de fazer sucesso e mostrar o seu talento que não deu certo,eles lançaram em 74 seu primeiro sucesso:
Crime of the Century vendeu bastante na Europa,a partir dali o mundo estava descobrindo o talento do Supertramp com os sucessos School (minha preferida desse álbum ),na qual Rick Davies faz um solo de piano que arrepia qualquer um.Bloody Well Right é outro sucesso,que também é ótima,Hide In Your Shell e Asylum completam a primeira parte do álbum.Na segunda parte vem com o mega sucesso Dreamer,o álbum é finalizado com Rudy,If Everyone Was Listening e Crime of the Century,esse é meu álbum preferido.
Depois do sucesso de Crime Of The Century,o Supertramp lança quatro álbuns que não foram bem nas vendas : Crisis? What Crisis?,Alien Santa monica,Even in the Quietest Moments e King Biscuit Flower Hour,Quietest Moments para mim é o melhor desses citados,com os hits Fool's Overture e Give a Little Bit,também destaco What Crisis. Em 1979,em uma era determinada pelo Hard Rock,Punk Rock e Heavy Metal,surge novamente o Supertramp chegando ao topo das paradas,igualando o talento do Pink Floyd com :
Breakfast in America que chegou ao topo das paradas com os sucessos The Logical Song (uma musica sensacional ),onde John Helliwell mostra que é um ótimo saxofonista.Goodbye Stranger também se destaca no álbum,Rick Davies deu um sucego para Roger onde assumiu cantando e tocando essa musica,o último sucesso é Breakfast in America.
Em 80 o Supertramp lança seu primeiro álbum ao vivo,que se chama Paris,contando todos os sucessos da banda,desde seu primeiro álbum até Breakfast in America.A cada medida a banda ficava mais forte,e essa força veio com Famous Last Words,tendo o sucesso It's Raining Again,aquele álbum foi marcado pelo último da banda com a formação clássica e original,porque depois da tûrne do álbum Roger Hodgson resolveu deixar a banda,depois de muitos desentendimentos.Assim,com a saída de Roger o Supertramp continuou sem ele,assumindo assim,Rick Davies.A banda lançou muitos álbuns e muitas coletâneas,dentro delas se destacam The Autobiography of Supertramp,The Very Best of Supertramp e The Very Best of Supertramp Vol.2.Uma curiosidade que eu não podia deixa - la de fora,eu cito a musica Cannonball do álbum Brother Where You Bound,essa musica foi feita junto com David Gilmour,em uma parceria da banda com ele.Supertramp foi uma das melhores bandas de rock progressivo junto com Pink Floyd,confira a discografia completa da banda :

1970 - Supertramp
1971 - Indelibly Stamped
1974 - Crime of the Century
1975 - Crisis? What Crisis?
1976 - Alien Santa monica
1977 - Even in the Quietest Moments
1977 - King Biscuit Flower Hour
1979 - Breakfast in America
1979 - Live in Milwaukee Arena
1980 - Paris
1982 - ...Famous Last Words...
1985 - Brother Where You Bound
1986 - The Autobiography of Supertramp
1987 - Classics Vol.9
1987 - Free as a Bird'
1988 - live '88
1990 - The Very Best of Supertramp
1992 - The Very Best of Supertramp Vol.2
1997 - Some Things Never Change
1997 - Supertramp Live in 1977
1999 - It Was The Best of The Times
2001 - Is Everybody Listening?
2002 - Slow Motion
2005 - Retrospectable:The Supertramp Anthology

4 Comentários:

Unknown 2 de abril de 2010 às 14:24  

Olá Guilherme.
Esse post ficou muito legal e já foi publicado na Teia .
Até mais.

Rodrigo Nogueira 2 de abril de 2010 às 18:08  

Post legal Guilherme!

Gosto da banda e concordo que Crime Of The Century é o melhor disco da banda.
Sabia que a banda era financiada por uma ricaça, tipo nobre?

Abç!

Daniel Silva 2 de abril de 2010 às 18:51  

belo blog, parceiro. te adicionei nos meus favoritos! supertramp e duca. mesmo depois da saída do roger eles fizeram coisas de qualidade, mas sem o brilho dos anos 70, claro. poste mais vezes!

abraço

Guilherme M 2 de abril de 2010 às 20:59  

Supertramp é duca mesmo,valeu pelo comentário Daniel.
Rodrigo,sabia sim,o nome dele é Stanley August Miesegaes,até mais !!!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.