segunda-feira, 7 de junho de 2010

A fumaça de um clássico

O lado B de um disco sempre leva canções pouco conhecidas no mundo do Rock, mas nesse caso foi diferente. O lado B de Machine Head do Deep Purple teve músicas bem sucedidas entre os fãs da banda, músicas como Lazy, Space Truckin e a clássica Smoke On The Water, essas três músicas fecham o disco de 72. Falando em Smoke On The Water, o clássico é o assunto desse post, saiba sobre as curiosidades desse clássico que vem influênciando gerações e gerações.

Em uma "Jam Section" da banda em um estúdio móvel que antes foi usado pelo Stones, a banda começa seu clássico. 4 de Dezembro de 1971 na cidade de Montreux o grande artista Zappa, mais conhecido como Frank Zappa se apresenta com os The Mothers Of Invention no cassino de Montreux, porém, um maluco dispara seu sinalizador para o teto do local, levando o lugar em chamas. Zappa e os The Mothers conseguiram se salvar, parte da platéia também, só que a maioria ficou ferida, além disso os instrumentos foram para o ar ( "precisava lembrar disso,rs" ).

A banda acompanhou tudo de perto, mas teve que interromper suas sessões por causa do acidente, e logo em seguida a banda foi desviada para o teatro Pavillon. Os ensaios no teatro foram interrompidos com reclamações de vizinhos chatos, e assim a banda pôde apenas gravar as faixas de fundo para uma canção baseada em um memorável riff do guitarrista Blackmore. Mais tarde a banda mudou mais uma vez de lugar, e dessa vez foi para o Grand Hotel, local onde a banda finalizou suas músicas e seu álbum. Em 1973 o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover deixam a banda, não foi uma ótima despedida ?

O Deep Purple termina Machine Head em 1972, Smoke On The Water vira hit e o álbum chega ao topo das paradas, e a musica ainda é lançada em 73 como single. E quem diria que uma tragédia levaria a isso ! Confira alguns trechos da letra desse clássico :

We all came out to Montreaux
(Saímos todos para Montreux)
On the Lake Geneva shoreline
(Ás margens do Lago Genebra)
To make records with a mobile
(Para gravarmos um disco,com um estúdio móvel)
We didn't have much time
(Não tivemos muito tempo)
Frank Zappa and The Mothers
(Frank Zappa e as mães)
Were at the best place around
(Estavam lá no melhor lugar)
But some stupid with a flare gun
(Mas um estúpido com uma pistola sinalizadora)
Burned the place to the ground
(Incendiou o local até o chão)

"Smoke On The Water, Fire In The Sky"

4 Comentários:

Jefferson 8 de junho de 2010 às 08:17  

Cara, que baaaita post, parabéns...
Smoke On The Water é uma grande canção e sem dúvida um dos temas mais conhecidos da história do Rock And Roll.

http://figurinhasdorock.blogspot.com/

abraço!

Nádia Galdino 8 de junho de 2010 às 11:51  

Por incrível que pareça e apesar de gostar tanto de Deep Purple, não sabia dessa "curiosidade"... E Smoke on the Water acabou se tornando uma das mais famosas deles e um dos maiores clássicos do rock, como disseram no comentário anterior... Parabéns, ótimo post!

Gabriel Albuquerque 9 de junho de 2010 às 16:25  

Eles precisavam de uma faixa pra encher o disco, ia ser mais um daqueles clássicos ''enche linguiça'', mas virou Smoke On The Water !!!!!

Loverocklive 12 de junho de 2010 às 19:35  

Para mim deep purple é uma das melhores bandas do planeta terra, e essa música um clássico.
Otimo texto.

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.