segunda-feira, 21 de junho de 2010

As portas da imaginação

" Se as portas da percepção fossem abertas,tudo apareceria como realmente é : Infinito "( William Blake,poeta do século XVIII ).

Quatro rapazes americanos tiveram a idéia de formar uma banda.Jim Morrison na voz, Ray Manzarek nos teclados,Robby Krieger na guitarra e John Densmore na bateria.Esses quatros jovens fizeram uma banda além do normal,formando os The Doors.
Considerados a "contra cultura" da época e o mau mocismo que seus musicos representavam,os Doors meteu uma mãozinha para mudar uma parte da Historia do Rock.Nesse rumo os Doors lançam em 1966 seu primeiro álbum,com o mesmo nome da banda mostrando o poder da banda.O álbum chega ao topo das paradas com a bela The End (Pode ser notada no grande filme Nova Apocalipse com Marlon Brando e o diretor Coppola ), e a clássica Light My Fire que é tocada nas radios até hoje. Com um blues e Jazz,e claro,uma pitada de piscodelia e imaginação os Doors lançam seu segundo disco.Strange Days,também foi bastante cultuado pelos fãs e pela critica.Strange Days foi lançado em 67 e trouxe musicas como People Are Strange e Love Me Two Times.
Com o tempo os Doors ficava bastante conhecido.Morrison tinha uma bela voz,Manzarek era um ótimo exemplo de tecladista e assim diante.Depois de dois álbuns de sucesso a banda lança 5 álbuns ao longo dos anos,desses álbuns eu destaco Soft Parade e LA Woman.A banda vai crescendo,e quem cresce com ela é o sucesso,Morrison cresce na critica pelo abuso de Drogas,Álcool e muitas mulheres,bem o tipo de postura de Rock N Roll que anos mais tardes muitos Rockeiros usavam isso.
Em 3 de julho de 1971 a banda acaba por uma triste morte do vocalista Jim Morrison,morreu tão obscuro pelo que aparecia.Não se sabe a causa da morte,uns dizem que foi infarto,outros overdose,assassinato pela sua mulher,entre outras causas.Morrison morreu em Paris,sua cidade preferida,e os Doors depois de sua morte lançaram dois discos que regrava a voz do vocalista,Full Circle e American Prayer,considerados os discos esquecidos dos Doors.
Em 2001 os integrantes da banda se reuniram sem Jim,e fizeram uma nova versão da banda,quem sabe eles não voltam a se reunir !

Curiosidades :
- Os Doors nunca tiveram um baixista fixo, geralmente sendo Ray Manzarek responsável por fazer as linhas de baixo em um orgão ou piano previamente preparados.

- Robby Kreiger não costumava trocar frequentemente as cordas de sua guitarra, achando que a sonoridade das cordas velhas era superior à sonoridade de cordas novas.

- O single mais vendido dos Doors foi Light My Fire. A música foi número 1 por três semanas e ficou entre as 40 mais vendidas durante 14 semanas.

- O cadáver de Morrison foi enterrado no cemitério de Pere-Lachaise em Paris, França. Trata-se de um dos mais antigos e famosos cemitérios da Europa. O compositor clássico Chopin e o escritor Oscar Wild também estão enterrados lá.Sobre a lápide de Jim Morrison está escrito "Kawa Ton Aaimona Eaytoy". A inscrição em grego significa "queime seu demônio interior".

- Na música L.A. Woman existem os seguintes versos intrigantes:

Mr. Mojo Risin', Mr. Mojo Risin'
Mr. Mojo Risin', Mr. Mojo Risin'
Got to keep on risin'
Mr. Mojo Risin', Mr. Mojo Risin'

Curiosamente "Mr. Mojo Risin" é um anagrama perfeito para "Jim Morrison" (basta rearranjar as letras). "Mojo" é também uma gíria para "proeza sexual".

Discografia :
1967 - The Doors
1967 - Strange Days
1968 - Waiting for the Sun
1969 - The Soft Parade
1970 - Morrison Hotel
1971 - L.A. Woman
1971 - Other Voices
1972 - Full Circle
1978 - American Prayer
Vamos,Vamos garota,Acenda meu fogo !

sábado, 19 de junho de 2010

Clapton,a força do Blues

Eric Clapton nasceu na Inglaterra no dia 30 de Março de 1945,é cantor,compositor e um grande guitarrista.A força do blues ganha um post especial.

Começou sua carreira nos Yardbirds junto com Jimmy Page e Jeff Beck,que baita de uma banda hein ?.Depois que saiu do grupo o guitarrista foi parar no John Mayall e the Bluesbreakers,mas não durou muito e saiu.Impulsionado pela descrição de "Clapton Is God" em um muro ( " tem até um cachorro fazendo xixi no muro pixado,que respeito é esse ?,rs") ele criou a banda Cream,a qual consagrou pela sua técnica e criatividade,ele e a banda criaram grandes clássicos com os álbuns Disraeli Gears,Flesh Cream e Wheels Of Fire,tanto quanto nos álbuns quanto nas musicas,Clapton toca clássicos como Sunshine Your Love,Crossroads,White Room e Spoonful até hoje.A banda teve vida curta e depois da separação entre o baixista Jack Bruce,o baterista Ginger Backer e Eric o Cream acabou.
Depois de três bandas,o grande entrou em carreira solo,e lançou mais de 20 álbuns,para variar fez também grande clássicos como as musicas Layla,Wonderful Tonight,Cocaine,a balada Tears In Heaven e a regravação de I Shot the Sheriff do Reggae de Bob Marley.

Vivendo no mundo das drogas e do álcool,Clapton fez grandes parcerias no Rock N Roll,tocou com os gênio Mark Knopfler,Jimmy Page,Jeff Beck,Phil Collins,The Who entre outros.Lançou grandes coletâneas e álbuns ao vivos,seus shows sempre foram um grande show de Rock e Blues,sempre quando pisa no famoso Madison Square Garden de Nova York ele bota o lugar para pegar fogo.Clapton até já participou de grande filmes,um deles é a opera rock mais famosa,Tommy de 75.Apesar de variar seu gênero ao longo de sua carreira,Clapton foi inovador,e fez o Blues crescer a cada ano com sua musica e seus solos.Clapton foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 2004.A força do blues também é a força da guitara.

Veja a discografia completa no link : Eric Clapton

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Slash e Friends

Debaixo de uma cartola esconde um guitarrista talentoso que fez a cabeça dos jovens nos anos 80 e 90 com sua música e sua guitarra. Após sair do Guns N Roses, Slash lançou seu primeiro álbum com o Snakepit, depois entrou na banda Velvet Revolver e fez dois discos, agora o guitarrista lançou seu primeiro álbum solo que conta com convidados especiais como o "Madman" Ozzy Osbourne, Iggy Pop, Lemmy entre outros.

Eu achei o álbum bom, riffs matadores, solos sensacionais, bom, é isso que nosso amigo Slash sabe fazer de melhor. A primeira música vem com seu amigo de data, o guitarrista Izzy Stradlin, depois de Izzy vem Ozzy com Crucify The Dead, a música caiu muito bem com o vocalista, Slash e Ozzy dariam uma bela dupla no auge de suas carreiras.

Quando falaram que By The Sword era a melhor música do álbum, tenho que concordar ,gostei dessa música do Slash com Andrew Stockdale, o vocalista do Wolfmother. E você pensa que as estrelas acabaram por ai ! Não, depois veio Kid Rock, Lemmy ,o grande baterista Dave Grohl e a grande surpresa desse álbum, Fergie, a vocalista da banda Pop Black Eyed Peas soltou os agudos na música Beautiful Dangerous.

Esse álbum que foi lançado no mês de Abril pelo mundo faz um Slash novo, o álbum é bom, mas nada que surpreenda. Slash pode vir para o Brasil ainda nesse ano, é esperar por ver.

"As pessoas querem heróis. O rock é algo heróico porque elas contam com ele para se afastar do estilo de vida que levam no cotidiano" ( Slash )

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A fumaça de um clássico

O lado B de um disco sempre leva canções pouco conhecidas no mundo do Rock, mas nesse caso foi diferente. O lado B de Machine Head do Deep Purple teve músicas bem sucedidas entre os fãs da banda, músicas como Lazy, Space Truckin e a clássica Smoke On The Water, essas três músicas fecham o disco de 72. Falando em Smoke On The Water, o clássico é o assunto desse post, saiba sobre as curiosidades desse clássico que vem influênciando gerações e gerações.

Em uma "Jam Section" da banda em um estúdio móvel que antes foi usado pelo Stones, a banda começa seu clássico. 4 de Dezembro de 1971 na cidade de Montreux o grande artista Zappa, mais conhecido como Frank Zappa se apresenta com os The Mothers Of Invention no cassino de Montreux, porém, um maluco dispara seu sinalizador para o teto do local, levando o lugar em chamas. Zappa e os The Mothers conseguiram se salvar, parte da platéia também, só que a maioria ficou ferida, além disso os instrumentos foram para o ar ( "precisava lembrar disso,rs" ).

A banda acompanhou tudo de perto, mas teve que interromper suas sessões por causa do acidente, e logo em seguida a banda foi desviada para o teatro Pavillon. Os ensaios no teatro foram interrompidos com reclamações de vizinhos chatos, e assim a banda pôde apenas gravar as faixas de fundo para uma canção baseada em um memorável riff do guitarrista Blackmore. Mais tarde a banda mudou mais uma vez de lugar, e dessa vez foi para o Grand Hotel, local onde a banda finalizou suas músicas e seu álbum. Em 1973 o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover deixam a banda, não foi uma ótima despedida ?

O Deep Purple termina Machine Head em 1972, Smoke On The Water vira hit e o álbum chega ao topo das paradas, e a musica ainda é lançada em 73 como single. E quem diria que uma tragédia levaria a isso ! Confira alguns trechos da letra desse clássico :

We all came out to Montreaux
(Saímos todos para Montreux)
On the Lake Geneva shoreline
(Ás margens do Lago Genebra)
To make records with a mobile
(Para gravarmos um disco,com um estúdio móvel)
We didn't have much time
(Não tivemos muito tempo)
Frank Zappa and The Mothers
(Frank Zappa e as mães)
Were at the best place around
(Estavam lá no melhor lugar)
But some stupid with a flare gun
(Mas um estúpido com uma pistola sinalizadora)
Burned the place to the ground
(Incendiou o local até o chão)

"Smoke On The Water, Fire In The Sky"

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sting In The Tail

Os alemães do Scorpions infelizmente anunciaram o final da banda, mas parece que esse final vai ser prolongado. No dia 19 de Março de 2010 chegou nas lojas o álbum Sting In The Tail, o décimo oitavo e último álbum da banda, as gravações aconteceram em Hanôver e em Estocolmo.

Os fãs da banda já esperavam um ótimo trabalho ,eu achei o álbum muito bom, mas nem se compara com Blackout, Love at First Sting, Lovedrive entre outros álbuns que fizeram a história da banda. O álbum conta com a participação da cantora Tarja Turunen da banda Nightwish, a cantora participa da quarta musica chamada The Good Die Young.O disco também tem suas baladas,de costume o Scorpions adora baladas,e para não ficar feio eles capricham nelas.Klaus Maine,Mathias Jabbs,Rudolf Schenker e cia vão se apresentar no Brasil em Setembro,e claro que todos vão adorar os shows da banda.

Confira o setlist :

"Raised On Rock" - 3:57
"Sting In The Tail" - 3:12
"Slave Me" - 2:44
"The Good Die Young" - 5:14
"No Limit" - 3:24
"Rock Zone" - 3:17
"Lorelei" - 4:31
"Turn You On" - 4:25
"Let's Rock" - 3:21
"Sly" - 5:15
"Spirit Of Rock" - 3:43
"The Best Is Yet To Come" - 4:34
Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados