sábado, 30 de outubro de 2010

Era uma vez um estúdio chamado Abbey Road....

Quem já ouviu falar de Beatles certamente já ouviu falar de Abbey Road, um estúdio que ficou marcado pela sua história.

Mas que história é essa ?, é bem simples e façil de contar. Nesse post vou falar desse estúdio que muitas pessoas acham que é só um disco, e não um estúdio de última geração.

Abbey Road foi fundado em 1931 pela EMI, e virou um ponto turístico para músicos de plantão. Situado em Londres, muitos que vão a capital não esquecem de tirar aquela famosa foto atravessando a avenida, capa do disco Abbey Road dos Beatles.

                 "Se o pessoal não entendeu os Beatles e os anos 60, o que é que eu posso fazer?"
                                                    John Lennon

Quem passou por lá ?

Beatles :

Os Beatles passou e não largou. Foram lá em que eles fizeram todos seus discos, álbuns consagrados na mídia como Revolver, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Yellow Submarine e Abbey Road.
Era inevitável falar que Abbey Road era bom, tinha um tecnologia jamais vista em estúdios na época, com uma variação imensa de utilidades para deixar o som como quiser, isso sai das palavras de quem gravava por lá.

Obs : Começou a ficar famoso quando os Beatles usaram ele para fazer ao vivo a musica All You Need Is Love, que foi para o ar mundialmente.

Pink Floyd :

A turma do Floyd criou nada mais nada menos do que os discos The Piper Gates At Dawn, Wish You Were Here e The Dark Side Of The Moon, acho que você ouviu bem, só clássico a banda fez.
Foi de lá que saiu o solo de Time, de Shine Your Crazy Diamond, os riffs de Money e Wish You Were Here, e outros clássicos da banda.

Da para acreditar, o estúdio é pé quente.
                 " Gilmour aquecendo para botar fogo no ensaio no Floyd "
Outros :

Essas duas bandas fizeram o nome do estúdio mundial, muito outros artistas marcaram sua presença no estúdio, uns mais conhecidos e outros não. U2, Oasis, Lennon entre outros deixaram sua marca, nem pra fazer a mixagem de uma musica. O estúdio também era usado para fazer trilha sonoras de filmes, posso dizer que só clássico, filmes como Senhor Dos Anéis, Harry Potter, Superman e outros filmes consagrados do cinema.

Produtores :

Os dois mais famosos que passaram por lá foram George Martin, um ótimo produtor que além de dirigir os Beatles produziu com Jeff Beck e UFO, e o outro é um que deixou todos músicos loucos quando os dirigia, Phil Spector. O produtor foi preso por assassinato e hoje passa longo e bons anos na cadeia, dirigiu Lei It Be do quarteto de Liverpool.

O estúdio Abbey Road foi e é importante para a música, quem sabe não sai mais discos de lá. Já parou para imaginar se todas as lendas deixassem sua marca ?. Entre no site e saiba mais o que rolou.

 http://www.abbeyroad.com/

Até mais rockers.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Wishbone Ash - Argus

O terceiro disco do Wishbone veio com tudo no cenário do Rock. Em 1972 o Led Zeppelin estava quase lançando seu quarto disco, junto com Sabbath que já tinha lançado seu volume número 4. Além dessas bandas que se destacaram naquele ano, o Wishbone Ash não podia ficar de fora, foi representado pelo clássico Argus.

Em 70 e 71 vieram Wishbone Ash e Pilgrimage, dois discos que são bons, mas nada que se compara com Argus, o melhor disco de 1972 eleito pela revista Melody Marker.A banda adota um estilo bem simples e legal, Hard Rock com um pouco de Folk e Rock Progressivo, nada melhor neh ?.

A primeira faixa do disco é um dos sucessos do Wishbone, Time Was é uma musica longa e foda, uma das minhas musicas preferidas do disco e da banda. Também gosto dos clássicos Blowin' Free, Throw Down The Sword e a faixa bônus No Easy Road.

O entrosamento de Martin Turner, Andy Powell, Ted Turner e Steve Upton era de arrepiar. Um disco cheio de solos, riffs e musicas marcantes que tomam conta de qualquer um.

Comprem esse clássico do Rock e da banda.

Até a próxima.


Setlist :

CD 1

"Time Was" – 9:42 (Lead vocals - Ted Turner, Martin Turner)

"Sometime World" – 6:55 (Lead vocals - Martin Turner, Andy Powell)

"Blowin' Free" – 5:18 (Lead vocals - Martin Turner, Andy Powell, Ted Turner)

CD 2

"The King Will Come" – 7:06 (Lead vocals - Martin Turner, Andy Powell)

"Leaf and Stream" – 3:55 (Lead vocals - Martin Turner)

"Warrior" – 5:53 (Lead vocals - Martin Turner, Andy Powell)

"Throw Down the Sword" – 5:55 (Lead vocals - Martin Turner, Andy Powell)

"No Easy Road" - 3:36



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Hard no ritmo do Rock - Parte 3


Dando continuidade a nossa série, parei em um ano consagrado para alguns admiradores do Rock. Em 1973 duas bandas nasciam para conquistar o mundo. Quando os irmãos Youngs decidiram se reunir eles nem pensavam que iam fundar o AC/DC, uma banda que é influência para quase todos os Rockeiros hoje em dia.

O primeiro álbum saiu em 75 e junto com ele veio o sucesso, mas esse sucesso foi mesmo concretado com os clássicos Highway To Hell e Back In Black. Nem mesmo com a perda de Bon Scott a banda perdeu seu prestígio, hoje, olhando para trás o AC/DC tem inúmeros álbuns que valem a pena conferir.


A outra banda é nada mais nada menos do que os mascarados do Kiss.

A banda começou em 74 com o disco auto intulado, mas era o primeiro de muitos. Quem nunca ouviu Rock N Roll All Night ? Quem nunca ouviu seus clássicos ?

Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley e Eric Singer fizeram história. De todos os seus discos o meu preferido é o Destroyer de 76. Uma das grande virtudes das bandas de Hard Rock são seus shows ao vivos, o Kiss era um conjunto que fazia bonito em arenas e estádios.


                                         "As criaturas da noite estão a solta"

Muitas bandas adotam estilos durante sua carreira, é o que diga David Bowie e Rush. Vamos deixar nosso querido Mestre Bowie de lado e vamos falar de Rush. Yeh ! Quem disse que Rush é uma banda progressiva esta muito enganado. Durante seus primeiros álbuns pode se notar que a banda se destaca com o seu Hard. Fly By Night é um grande clássico feito pela turma de Neil Peart e cia.
Em 81 o Power Trio quebrou esse sigilo pondo o clássico progressivo de Moving Pictures nas primeiras paradas. Os Canadenses são importantes para o Rock, não é não ?

Deixo um vídeo da música Spirit Of The Radio do disco Permanent Waves para que entendam a sonoridade da banda, misturando Rock com Reagge.


Muitas bandas foram surgindo, e vamos destacar as mais importantes.


Uma delas é o Thin Lizzy, que foi uma banda muito boa. Foram donos dos clássicos " Whiskey in the Jar", "Jailbreak" e "The Boys Are Back in Town". Tem ótimos álbuns como Bad Reputation e Jailbreak e um dos discos mais impressionantes ao vivo que já vi, Live and Dangerous.

Em 1983, o Thin Lizzy fez a sua turnê de despedida com a participação dos membros anteriores, menos Snowy White. A turnê foi registrada no álbum Live Life. Ali o mundo do rock perdia uma grande banda, perdia o Thin Lizzy.


Enquanto isso,nas mulheres....
 
The Runaways foi formada em 1975 e teve vida curta, durou até 1979. Joan Jett e cia lançaram quatro discos e um ao vivo, além disso a banda é uma das únicas femininas de toda a história a fazer sucesso merecido.

Vejam um pouco dessa ótima banda.


Marca registrada dessas bandas conquistaram o mundo, quais serão os próximos a conquistar ?

Até o próximo post.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Esse tem futuro !

Vi um japonezinho acho que de apenas 6 ou 7 anos,por sinal muito bonitinho,rs, tocando um clássico do Rock N Roll.Yuto Miyazawa tocou na guitarra o clássico Crazy Train do Ozzy Osbourne,e no final teve uma surpresinha para o menino prodígio.



Separei mais um vídeo para vocês verem,dessa vez ao vivo.



Quer ver mais vídeos do Yuto Miyazawa  ?
Entre no seu canal : Canal de Yuto Miyazawa

No próximo post : Hard no ritmo do Rock.

domingo, 10 de outubro de 2010

70 Anos de John Lennon

Fala galera.

Se John Lennon estivesse vivo ele completaria 70 anos de vida.

Não será um post de fato,e sim uma lembrança ao musico.

Até mais.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

5 discos que você deve ouvir do Ramones

Fala pessoal. Pegando carona do sucesso de 5 discos que você deve ouvir de Steve Vai, vou dar continuidade a essa série de posts em que vou recomendar cinco discos de uma banda ou artista. Dessa vez quem vai ser é o Punk Rock memorável do Ramones.

Bom, o Ramones foi uma das primeiras bandas que comecei a gostar, adoro o som dos caras e tinha que fazer um post sobre eles, a banda começou em 1976 e é uma pioneiras do Punk Rock.

O Ramones sempre marcou época, e certeza que merece estar aqui. Lembrando a vocês que os discos estão em ordem de lançamento.

Ramones - 1976 : O primeiro disco do Ramones é bom.Lançado em 1976 o disco chama a atenção com um dos maiores clássicos do Rock N Roll, a famosa Lets´Go pronunciada como Blitzkrieg Bop.

Um disco cru e seco,gravado em apenas 2 dias com bastante musicas curtas,podendo deixar ele as vezes cansativo.Era o som do Ramones chegando no cenário da musica e do Rock.

Rocket The Russia - 1977 : O terceiro disco da banda também é bom.Foi lançado em 77 e foi bastante aceito pela crítica.Sheena Is A Punk Rocker é o maior sucesso do disco.A cada medida o Ramones ia inovando,levando outros conceitos a outros discos.

Animal Boy - 1986 : Gosto desse disco,um dos melhores do Ramones.A revolta da banda é a revolta mais legal de se ouvir.My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes To Bitburg é um grande clássico,uma das minhas musicas preferidas.Em poucas palavras,disco muito bom.

Brain Drain - 1989 : O décimo disco do Ramones é muito foda.Brain Drain traz nada mais nada menos do que Pet Sematary no currículo,o disco vendeu milhões de cópias.

Mondo Bizarro - 1992 : Para fechar recomendo Mondo Bizarro,que é o antepenúltimo álbum da banda.O álbum é bom, Poison Heart é um dos maiores clássicos do Ramones,sem palavras.

Menção Honrosa :

Road The Ruin é um disco muito bom.Lançado em 78 pela banda americana o disco conta com uma das canções mais queridas da banda, I Wanna Be Sedated. Também marca a entrada do baterista Marky Ramone.
Destaque também para Adios Amigos,o último álbum.

O Ramones nunca perdeu a essência,sempre com seu Punk conquistando o mundo.



Bom galera,essa lista é pessoal.Sugestões,criticas,elogios para os próximos posts de discos é através dos comentários.

Participe da nossa enquete na Home e continue votando no Destroyer para o prêmio Vagalume.

Premio Vagalume 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rockeiros,preparem os bolsos.

Fala amigos.Vem ai dois lançamentos que são ótimos.

O primeiro é um CD/DVD dos 30 anos do disco Heaven And Hell.É isso mesmo,aquele disco em que James Dio se consagrou tocando ao lado dos lendários Tony Iommi,Geezer Butler e Vinny Appice.

O disco teve uma grande importância para o Heavy Metal e para a banda,não é a toa que ela volta em 2007 com o nome do disco.

"A data de lançamento está marcado para o dia 16 de Novembro"

O outro lançamento que já está nas lojas é uma edição de luxo do álbum Slash Friends.

Slash caprichou nesse novo disco que foi lançado no dia 6 de abril.O álbum conta com participações especiais,entre elas se destacam Ozzy Osbourne, Lemmy Kilmister, Iggy Pop e até a cantora Fergie.

A edição conta com 2 CDs e um 1 DVD mostrando musicas,covers,documentários e Making Of.É difícil você ficar entendiado com tudo isso,ainda mais com um disco cheio de estrelas.

É isso,dois lançamentos imperdivéis,não percam.


Até o próximo post.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Despedida de Gala

É isso ai,o Scorpions terminou sua tour pelo Brasil no dia 24 de setembro.A banda alemã fez bonito na terra brasileira e segundo o vocalista Klaus Maine : " Queremos voltar ".

O primeiro show da banda foi em João Pessoa,e ouvi criticas positivas sobre o show.Os dois shows seguintes aconteceram em São Paulo.No dia 18 e 19 o Scorpions subiu no palco e fizeram o Rock valer,fui no segundo show da banda e curti muito.Não tenho muito o que falar do show,simples,cheio de clássicos e com "bastante" musicas do novo e último álbum da banda Sting In The Tail.

O último show da banda foi em São Luiz,mas antes disso a banda passou pela nossa capital e por Curitiba.Conheço muitas pessoas que foram no show e reclamaram da estrutura que incomodou muito os fãs.

Todos que gostam da banda esperam que eles voltem,é só esperar para ver.

Veja a entrevista com Klaus Maine : Klaus Maine
Veja uma entrevista com a banda de abertura : Tierramystica


Fala amigos,esse foi um post bem curto,desculpem.Fiquem atentos aos próximos shows e aos próximos posts.
                               
Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados