terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hard no ritmo do Rock - Parte 5


Eai pessoal. Hoje vim fazer Hard no Ritmo do Rock, e como disse no post anterior os anos 80 foi a explosão do Hard Rock, bandas que vinham apagadas nos anos 70 se destacaram naquele tempo. Grupos como o Boston, o Status Quo liderando as paradas, o Montrose de Sammy Hagar e entre outras, tem também bandas apagadas da década que só chegaram ao sucesso comercial em 90, como o ótimo conjunto The Black Crowes, mas podemos falar que foi muito diferente com a famosa Cobra Branca.

O Whitesnake foi fundado pelo grande vocalista David Coverdale, e logo no ínício da banda teve os ex – purples Jon Lord e Ian Paice, dois reforços de peso que viriam a calhar em grandes discos no ínício da carreira do conjunto, fazendo um som mais pesado. O sucesso era, mas não era tão, só veio com o sensacional Slide In It de 84, embalando com seus hits.

Depois a banda ficou parada alguns anos e voltou em 87 com força total. Com o disco auto – intulado o Whitesnake retoma as paradas do mundo, e em 89 a banda continua, mas dessa vez com a parceria de Coverdale/Vanderberg/ Steve Vai bem sucessida.

Adoro a cobra branca, um Rock do caralho.


Em 1980 o movimento do Heavy Metal chegava ao topo, e uma das bandas que fizeram o Hard crescer foi o Def Leppard. O seu primeiro disco tinha um "que" de Heavy Metal, assim como seu segundo. Não é de esconder que seus primeiro discos são ótimos, mas Pyromania mostrou o que a banda realmente era. Pyromania era um disco no momento certo na banda certa, aquela era a hora de fazer, o grupo em sua forma mais rebelde, no seu auge.

O quarto disco Hysteria também é bom, mas um pouco mais pop em relação a Pyromania, e também não chega a resgatar a essência do anterior pois contém a morte do ótimo Steven Clark e a tragédia de Rick Allen, ou seja, Pyromania é um disco "único" do grupo.

Era a banda que enganava a si mesmo.



Várias bandas merecem destaque e vou citando o nome delas aos poucos, como ando fazendo.

O Europe, banda que brilhou nos anos de 85, 86 e 87 com os cássicos "The Final Countdown" , " Rock Night"  e entre outros deixou sua história, nem que seja um pouquinho dela, assim como o Bon Jovi banda e fui perdendo o gosto ao longo do tempo. O seu começo foi excelente, mas conforme o tempo vai passando a
banda deixa aquele essência de Rock N Roll para algo mais " adocicado ". Infelizmente grandes bandas chegaram a perder sua essência.

Essas e quase todas as bandas que citamos são consideradas bandas de Arena, que fazem um show encima de outro nos palcos. Assim como eles, músicos chegariam a se destacar, um grande exemplo é o Ozzy, que não é só Heavy Metal e Black Sabbath, Blizzard Of The Ozz já diz tudo. Journey, Frampton e entre outros faziam também arenas lotarem.

Enquanto isso na mulheres.....

Heart foi uma banda de mulheres de Hard Rock formada em 76. Fez um sucesso na década mas se consagrou mesmo na década de 80. Ann e Nancy Wilson segundo relatos venderam mais de 25 milhões em todo mundo.

Vale a pena dar uma conferida no som das garotas.


Naquela época o Hard Rock crescia muito, bandas como o pesado Ratt, a pesada Cinderella, o Hard do Cheap Trick, Hanai Rocks, o Boston vinha a fazer um disco em 86, o Nazareth sempre na luta, o Tyketto no final dos anos 80, o Glam Metal vinha se consolidando, o AOR ganhando seu espaço, ou seja, foi uma década pura para o Hard.

É pessoal, vou indo embora, e na próxima vez vou fazer um especial do Glam e AOR e falar mais de algumas bandas que brilharam naquele tempo. E não podia deixar de lembrar que vou fazer posts especiais.

Siga a gente no TWITTER

@destroyercity

7 Comentários:

Rodrigo Nogueira 25 de janeiro de 2011 às 14:53  

Olá Guilherme!

Venho acompanhando com atenção sua interessante série e como vivi os anos 80, confirmo suas informações.

Apenas se me permite um complemento: apesar das bandas citadas comporem boa parte do mainstream da época ao lado dos grupos new wave, a nata ficou mesmo com o desenvolvimento das várias vertentes do heavy metal como o NWOBHM, trash, black, speed, power, etc.

Artisticamente, o hard vinha em uma decadência irrecuperável, bandas como Bon Jovi, Poison, Def Leppard e outras glams, apesar do sucesso nas fms eram ridicularizadas como hoje se faz com os Restarts da vida.

O ouro musical da década ficou mesmo com o heavy metal e o post-punk. Apesar de sem dúvida ter havido bons momentos do hard, após a década de 70 ele caiu de cabeça no mercantilismo e virou música de encomenda, e em muitos momentos chegou até a expor ao ridículo aqueles que se diziam fãs de rock pesado.

Passado o período, vê-se que nem tudo era tão mau assim, muita coisa era preconceito e má vontade - sinal do tempo. Mas é importante tentar separar o que era autêntico do que era fabricado por produtores e gravadoras. Apesar dessas considerações, reconheço que o metal farofa (alcunha do glam metal) ainda não me desce.

Abraço!

Guilherme M 25 de janeiro de 2011 às 16:30  

Fala Rodrigo, a grande dificuldade de eu fazer essa série é que eu não vivi naquela época como vc chegou a viver. Faço essa série pelo conhecimento e por algumas pesquisas. O Hard cresceu naquela época, sim, cresceu, mas como vc disse, não chegou a imperar. Um grande amigo e blogueiro me alertou sobre alguns aspectos, e com sua informação fica melhor ainda. Obrigado e fico feliz que esta acompanhando essa série que estou fazendo humildamente !!!

Laura 26 de janeiro de 2011 às 05:00  

Demais!
Muito boa essa série.
Parabéns Guilherme!

Abraços.

Guilherme M 26 de janeiro de 2011 às 13:25  

Obrigado laura, volte sempre e muito sucesso a voce.

Feel The Rock N Roll Baby !!!

Gian Carlos 27 de janeiro de 2011 às 16:15  

Olá Guilherme sou do Blog Portal do Metaleiro e me interessei em fazer parceria com seu Blog, só que houve um pequeno problema não consegui pegar o seu banner.
Adiciona meu msn ou me envia por e-mail, para Portal_do_Metaleiro@hotmail.com.
Aguardo o Retorno

Luc Frehley 30 de janeiro de 2011 às 16:16  

Guilherme aqui é o Lucas do kissbrazil desculpa mais o blog teve que ser fechado por um motivo simples 95% dos arquivos era meu e 5% dos arquivos postados erá da net então começaram a reclamar agora abri um blog só de bootlegs sobre o kiss com arquivos 100% meus então queria voltar com nossa parceria esse é meu novo blog ainda em produção:
http://kisshyperbootlegs.blogspot.com/
passa lá

Guilherme M 30 de janeiro de 2011 às 22:08  

Fala Gian, já mandei um email para voce, que nossa parceria seja duradoura. Sucesso man.

Luc, que pena que o blog foi para saiu de orbita. Já linkei o novo na lista de parceiros.

Valeu !!!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.