quarta-feira, 23 de março de 2011

Mamonas e suas lembranças


Um momento que abalou muito nosso Brasil foi a morte do grupo Mamonas Assasinas. Uma morte fria e cruel que ninguém nunca ousaria falar que acontecesse.

O Mamonas surgiu em 1990 em Guarulhos na cidade de São Paulo. De imediato a banda era para ser séria que nem seus ídolos, mas só foi quando Dinho subiu ao palco em um show da banda em um bar e começou a tirar risadas do povo. Mas porque ? O público pedia nada mais nada menos que Guns N Roses, uma das bandas mais famosas daquela época. E como ninguém sabia cantar, chamaram um cara que gostava de Rock da plateia, era Dinho, que mal sabia a letra e acabou improvisando tudo na hora.

Essa era a atmosfera que atinge e atingiu milhares de fãs brasileiros. A atmosfera da alegria do Mamonas, que em 95 lançou seu único disco, significando um clássico do nosso Rock para muitos.

Aquele disco não só mostrava um novo Rock, mas sim uma porção de influência. Se você ver hoje muitas bandas com aquele Rock cómico é devido ao Mamonas que inovou. Seus hits fizeram muito sucesso também com a criançada, eu fiquei cansado de ouvir Sabão Cra Cra naquela época.

Muitos adolescentes e adultos sentiram e entraram naquele jeito de balancar o corpo em Robocop Gay, Vira Vira, Mundo Animal, Pelado em Santos e entre outros sucessos do grupo. O Mamonas soube juntar tudo o que a música brasileira vinha trazendo e fazer Rock N Roll. Marcou época, sem sombras de dúvidas.

Eu particularmente nunca fui muito fã do som dos caras, mas depois de um certo tempo eu comecei a gostar deles. É inegavelmente a sua criatividade e inteligência. Por ser moda na época, podia ser tão discriminado quanto Restart. Mas quem não pagaria para dar boas risadas com eles ? Além do mais tem músicas que são bem legais.

Não que o Mamonas seja um momento triste no Rock, pelo contrário, foi um momento feliz, que foi jogado fora em um destino nada esperado. Em 2 de Março de 96 o Mamonas se encerra com uma morte cruel e inexplicável. Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rase, Samuel Reoli e Sérgio se foram em um mero acidente de avião, na época em que a banda vinha fazendo sucesso e ganhando público e mais público.

Vai saber ?

12 Comentários:

Anônimo,  23 de março de 2011 às 15:54  

Guilherme, você tem um talento para fazer esses posts que eu fico empressionada
qanto mais voce mais quer continuar lendo
e esse do Mamonas ficou mt bom parabéns
eu mesma tenho o primeiro CD deles original KKK
e quando eu nasci (1998) nimguém mais lembrava dos caras e hoje sou uma amnate do bom e principalmete velho Rock
abraços
Natasha

Príncipe Myshkin 23 de março de 2011 às 19:35  

Vale destacar a qualidade sonora do grupo.
Ignore as zoações e o humor, e preste atenção apenas no som e nas múltiplas faces que eles conseguiam assumir.
Eles foram incríveis!

Eduardo Menezes 24 de março de 2011 às 04:02  

A primeira vez que ouvi Mamonas foi em uma loja de discos aqui em Maceió. Entrei na loja e tava tocando o CD que eles tinham acabado de receber. Perguntei quem era e não resisti, comprei o CD.
Na época eu morava no interior, Delmiro Gouveia, e levei a novidade pra lá. No início alguns estranharam e me perguntavam “que porra é isso?”, mas não demoraram pra me pediram emprestado, rsrsrsrsrsrsss.
Naquele momento em que ouvi pela primeira vez, percebi que a banda ia estourar no Brasil, mas o que ninguém imaginava é que a carreira fosse tão curta e com um fim absurdamente trágico.

GramophoneMan 24 de março de 2011 às 07:17  

A grand lição deixada pelos mamonas, é que não devemos nos levar a sério em demasia. Uma mensagem para aqueles chatos que se acham o supra suma da nata hiper mega plus vitaminados e por issto são donos da razão. Podemos tocar sério, podemos tocar brincando, mas o importante é que o espaço é para todos. E sorrir é bom.

Abraços.

Guilherme M 24 de março de 2011 às 15:52  

Natasha muito obrigado pele comentário e é uma honra ter você como leitora. Os caras eram feras e isso ninguem tirara.

Obs : Lembra do seu pedido sobre o post do Sepultura e Sodom ? Infelizmente não achei e peço desculpas. Espero que volte e peça outros posts.

Abraços !

Guilherme M 24 de março de 2011 às 15:55  

GramophoneMan, você falou tudo. Alguns comentários complementam o que faltam ao post. Podemos fazer tudo sério, mas não significa que não podemos fazer brincando não é ?

E esse é o barato do Rock, a diversão que é mostras em todos os sentidos !!!

Anônimo,  24 de março de 2011 às 15:58  

Aaah, sim tudo bem não tem problema não
vou ver se acho amis algumas coisas interessante e então te aviso
abraços
Natasha

Guilherme M 24 de março de 2011 às 16:02  

Eduardo

Quanto tempo hein ?

Continuo acompanhando o Velhidade e espero que você o Destroyer. Conheci o Mamonas por sua influência naquela época. Valeu e volte sempre !!!

Guilherme M 24 de março de 2011 às 16:05  

Marlon

Lógico que vale, o que seria dessa banda sem sua sonoridade ?

Eles foram bons e tinha muito a mostrar !!!

Daniel 27 de março de 2011 às 18:01  

Acompanhei o início e o fim dessa banda e, inclusive, fui em show deles aqui em SP.

Não dá pra comparar eles com o Restart. Restart é uma produção mentirosa, os Mamonas eram ótimos músicos e com carisma de sobra.

Me lembro que por onde eles passavam tudo parava. O show em que estive foi memorável. Uma pena a maneira como eles se foram e tão cedo.

Daniel

Blog Teia 10 de julho de 2011 às 17:20  

Muito bom rever essa banda que me fez dar tanta risada.
Post divulgado no blog Teia.
Até mais

Guilherme M 30 de abril de 2016 às 13:51  

Obrigado Natasha!

Eterna felicidades para você

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.