sexta-feira, 17 de setembro de 2010

40 anos sem Jimi Hendrix

Há a quarenta anos atrás o mundo da musica e do rock perdeu um grande guitarrista.O nome dele era James Marshall "Jimi" Hendrix.

Revolucionário, musico e guitarrista são os elementos que enquadram um homem tímido,típico de Seatlle. Hendrix começou a tocar guitarra aos 16 anos e anos mais tarde se alistou no exército. Começou sua carreira em 1965 por bandas locais, e foi descoberto e aclamado pela região.

Em 1967 nasce o Jimi Hendrix Experience, banda na qual consagrou Hendrix junto com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. A banda levava um som piscodelico com solos alucináticos de Hendrix bem entrosado com o baixo e a bateria enlouquecida de Mitch.

O primeiro disco da banda foi no mesmo ano. Are You Experienced ? é um clássico e conta com os sucessos Hey Joe, Purple Haze, Stone Free entre outros. Um dos marcos dessa banda foi o Festival de Monterey, onde Hendrix faz aquela famosa cena de tacar fogo em sua guitarra. Esse festival foi muito importante para a banda, lançou ela no mundo com uma presença impecável dos integrantes.

No mesmo ano a banda lança Axis: Bold as Love, outro sucesso que vai bem nas vendas. O disco conta com a musica Litte Wing e o clássico Voodoo Child, musica na qual Hendrix inova usando o Pedal Wah Wah.
Falando em inovação, o musico fez várias em sua carreira, e a inovação do Experience não durou muito, a banda acabou em 69 por problemas, e seu último álbum foi Electric Ladyland, um disco longo e bom.

" Você pode notar a banda no Hall da fama do Rock N Roll em 1992 ".


A piscodelia e o sucesso do Experience inspirou Hendrix a fazer seus discos solos e criar mais uma banda. Bandas vão e histórias também, o guitarrista tocou e conheçeu grandes músicos. Influenciado por Bob Dylan ele fez a banda Gypsys, banda que teve vida curta.

Com seu jeito louco e inovador de tocar Hendrix influenciou. O musico era extravagante e canhoto, mesmo sendo canhoto tocava com uma guitarra para destro, naquela época e pode se dizer que até hoje isso é um máximo, para poucos.

Jimi  morreu em 18 de setembro de 1970 aos 27 anos de idade, o laudo de sua morte deu overdose de remédios. Hendrix morreu em Londres em seu hotel, na noite anterior,s egundo os médicos ele tinha tomado 9 comprimidos para dormir, mas a morte foi apontada quando Hendrix se afogou em seu própio vômito, composto principalmente de vinho tinto.

        "Eu tenho sido imitado tão bem que ouço as pessoas copiarem meus erros"
Depois de sua morte foram lançados cinco discos, gravações que o rockeiro fez antes de sua morte. Com sua Stratocaster na mão ele fez o mundo parar no Festival de Woodstock, um dos festivais mais importantes do mundo, selando a paz e armonia. Quem nunca viu sua apresentação nua e crua em uma segunda fria e feia ?.Mesmo assim o lugar foi a mil.

Discografia :

The Jimi Hendrix Experience


Are You Experienced (1967)
Axis: Bold as Love (1967)
Electric Ladyland (1968)

Jimi Hendrix/Band of Gypsys

Band of Gypsys (1970)

Álbuns póstumos

The Cry of Love (1971)
Rainbow Bridge (1971)
War Heroes (1972)
Loose Ends (1974)
Valleys of Neptune (2010)

Vou terminando esse post e vou deixando um clássico dele. Vejam e não esqueçam de votar no Destroyer para o prêmio Vagalume para blogs de Rock. Semana que vem vou dar continuidade a série Hard no ritimo do Rock.

7 Comentários:

Jefferson 17 de setembro de 2010 às 15:38  

porra, que grande perda!

O cara era um gênio, mesmo não sendo um músico virtuoso no sentido exato, sua visão musical estava MUUUUITO à frente de seu tempo, realmente merece todas as honras e homenagens, sua genialidade mostrava-se em cada uma de suas atitudes. Realmente amanhã será um dia negro...


figurinhasdorock.blogspot

abraço!

Loverocklive 17 de setembro de 2010 às 16:30  

Hendrix é o Deus da guitarra,

www.loverocklive.com

Loverocklive 19 de setembro de 2010 às 12:23  

Coloquei um link do seu blog lá no post que eu fiz para o hendrix, depois veja.

abraços

Guilherme M 19 de setembro de 2010 às 14:11  

Vlw parça não precisava.Enquanto ao Hendrix,que guitarrista foda !!!

Daniel 19 de setembro de 2010 às 14:46  

Hendrix é o melhor guitarrista que existiu na face da Terra.
Vida longa a ele.

Daniel

Rodrigo 19 de setembro de 2010 às 15:52  

É cara, Jimi foi um gênio. É uma pena que em casos como o dele, a genialidade se misture com a burrice do consumo e abuso das drogas.

abçs

Rodz

Unknown 20 de setembro de 2010 às 01:46  

Olá.
Post publicado na Teia .
Até mais.

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.