terça-feira, 16 de novembro de 2010

"É a maior formação de todos os tempos"

Quando se fala desse papo medíocre de qual é a maior banda de todos os tempos ou qual é a maior formação, vem a tona uma irritação sobre mim. Não vejo o Rock como classificação de primeiro e último, e acho que ele não merece e nunca merecera isso.
Mas hoje não vim por a boca no trombone, e sim eu vim falar de uma banda que muitos críticos falaram que foi a melhor formação de todos os tempos, é tão chamativa quanto o titulo desse post, mas chega de papo furado, que formação é essa ?.

Como não aceito esse papo de a melhor banda, vamos esqueçer e vamos ao assunto que interessa. Hoje vou escrever um pouco de uma formação que sempre achei muito foda.
Tudo começou quando o talentoso David Lee Roth saiu do Van Halen para sair em sua carreira solo, e como um bom vocalista tem um bom gosto chamou para sua banda o "virtuose" Steve Vai, que aceitou de imediato. Depois de Steve Vai se juntaram o baixista Billy Sheehan ( Mr. Big ) e o baterista Gregg Bissonette, assim formando em 1985 a banda da carreira solo de David Lee Roth, concretando sua "volta" ao Hard Rock e ao sucesso comercial.

Um dos marcos dessa banda foi o auge de seus integrantes. Roth a dois anos tinha lançado um dos maiores discos da década de 80, 1984 com o Van Halen, ja Steve Vai tinha feito discos com Zappa e clássicos como Passion e Warfare e Alien Love Secrets , sem esquecer também das habilidades de Billy e Gregg.

Não contando com o disco Crazy From The Heat, disco no qual Roth estava produzindo quando estava no Van Halen, e que não continha a presença dos músicos, eles lançaram juntos dois discos chamados : Eat `Em And Smile e Skyscraper.
O primeiro álbum Eat `Em And Smile foi o primeiro e foi lançado em 86. O disco me lembrou os tempos do Van Halen, um disco sensacional e super divertido, indispensável para quem gosta de Hard Rock. Durante algumas musicas podemos notar que o uso de sintetizadores não ficou de fora, isso para mim deixou o som mais atraente, é o que diga o hit Goin` Crazy. Um álbum cheio de musicas legais que chamam a atenção, desnecessario destacar só uma ou duas musicas.

O último disco do super grupo se chamou Skyscraper, e foi lançado em 88. O disco marca a saída de Steve Vai para se juntar a Cobra Branca ( Whitesnake ) e também a saída de Billy para voltar ao doce lar do Mr. Big.

Skyscraper foi bem aceito pela critica, e foi o último álbum dessa bela formação que tirei o chapéu. O disco é sem duvidas inferior ao primeiro, mas é bom e vale a pena. O hit Just Like Paradise é o meu preferido, mostra o entrosamento que os caras tinham, um entrosamento que dava gosto de ver.

Essa rápida formação me surpreendeu, sempre fui fã de David Lee Roth, e depois que ela acabou cada um seguiu seu rumo. Se alguém tiver alguma formação que conquistou, me indique que estou pronto para recebe -la.

6 comentários:

  1. Eu também detesto esse tipo de comparação:
    "ah, a banda tal é melhor que essa ou aquela."

    "Metal é melhor que punk e grunge porque tem mais complexidade musical". Essa rivalidade entre Hard/Metal X Punk/Grunge me irrita profundamente.
    Isso é típico do pessoal que não entende de música, de pessoas que dão mais importância ao estilo musical do que ao significado da música, o sentimento que ela passa.
    Também detesto quando se subdividem o Rock em categorias, dizendo que quem gosta da categoria X e superior a quem gosta da categoria Y, ou até "mais evoluído", como disse um blog parceiro que a gente bem sabe qual é, mas que vou preservá-lo para não criar constrangimentos de ambas as partes.
    O Rock é para ser curtido de uma maneira homogênea. Tudo bem que existe uma certa preferência por estilos e isso varia de pessoa para pessoa, mas essas diferenças devem ser respeitadas. Isso é o legal do estilo, cria mais diversidade musical.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Pedro, o pior ainda é comparar banda com banda, isso é bem pior, é o que eu posso dizer. Como eu sempre digo, esse título é uma ironia, como disse no post, muitos críticos falavam que era a melhor banda. A melhor eu não sei, mas que vale destacar os caras, isso sem dúvidas. Foi foda.

    Abraços!!!

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. Também acho injusto comparações extremistas, o rock apresenta uma grande carcteristica que é a dversidade. Temos preferências, mas sabemos como é bom descobrimos coisas novas. A sensação ao sermos surpreendidos é demais, todos gostam de explorar essa diversidade isso que imposta.

    By the way, Grande formação essa. Também tenho uns exemplos.

    A formação da banda Dio.
    Ronnie James Dio - Vocais
    Vivian Campbell - Guitarra
    Jimmy Bain - Baixo & Teclados
    Vinny Appice - Bateria

    O Dio conseguiu fazer outros exelentes trabalhos, mas o realizado por esse quarteto em Holydiver foi demais.

    Ps.: Vinny Appice exelente baterista, gosto muito do seu estilo. Depois das lendas ele aparece como destaque.

    Vou por um link do seu blpg lá no meu. Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, tem varías formações desconhecidas que são ótimas. Obrigado pelo comentário e já retribui o link !!!

    ResponderExcluir
  5. Pra quem gosta reconhece ---- eles são o Rock

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados