terça-feira, 12 de julho de 2011

13 de Julho : O dia mundial do Rock.


Ta certo que todo dia é dia de Rock, mas hoje é especial. Pelo que sei, deve existir dia do Blues, do Reggae, da música, mas nunca vi um dia tão comemorado e que seja o centro das atenções como é o dia do Rock.

Porque 13 de Julho ?

13 de Julho de 1985 foi marcado pelo concerto do Live Aid. O evento foi organizado por Bob Geldolf e Midge Ure com o objetivo de além de proporcionar muito Rock, arrecadar fundos para a Etiópia,  país situado na Afríca.

Os shows aconteceram em diversos momentos, como no famoso Estádio Wembley na Inglaterra, ocorreu também no Estados Unidos e na Austrália, Rússia e Japão. O evento reuniu um público de mais de 1 bilhão em todo mundo, ligado em seus televisores.

O evento trouxe grandes nomes como Led Zeppelin, Queen, The Who, U2, Judas Priest, Phil Collins, Bob Dylan, David Bowie, Mick Jagger, Eric Clapton, Sting, Neil Young e entre outros nomes. Superou as expectativas e faturou ao todo mais de 200 milhões.


Live Aid foi sensacional, por isso vamos retomar a velha rotina de sempre e ouvir Rock N Roll. Afinal, o bom Rock nunca parou e nem vai pensar em parar.

Começando da derivação do Blues com Jazz e mais tarde com o Rockabilly, seus primeiros passos são muito tímidos nos anos 50. Os pioneiros como Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lewis e outros começam suas primeiras batidas, com aquele bom e famoso Rock dos anos 50.

Muitos dizem que o Rock N Roll começou em 56, quando Bill Haley fez a gravação de Rock Around The Clock. Considerado o primeiro Rock da história ! Vejam e entendam do que estou falando.


Muito diferente do que estamos acostumados hoje em dia. Rock Around The Clock explodiu nas rádios e depois começou a surgir novos músicos com a mesma proposta, e não é a toa que Elvis influênciou grande parte de rockeiros que viriam a fazer sucesso na década de 60 e 70. Mas ai a história é outra, os Beatles foram os caras que dividiram as águas, mostraram o que é o certo e o que é errado.

O termo foi se valorizando. Os Beatles mostraram o som, o The Who a explosão, Jimi Hendrix a guitarra, o Led Zeppelin mostrou o clássico, o Stones juntou com o Blues, e por fim o Sabbath mostrou o lado mais obscuro, o Heavy Metal. Temos que agradecer esses e muitos outros caras, que antigamente criaram uma nação.

Foi se desenhando através de gêneros e de estilos que marcaram época , desde o Punk ao Grunge. Os anos 50, 60, 70, 80 e 90 passam que nem vento, e junto com eles passam a lembrança de milhares fanáticos.

Hinos e gênios foram criados, e uma grande lembrança também.


Confira nossa playlist que seleciona 20 grandes clássicos do Rock e veja aqui o último post do blog sobre o dia mundial do Rock, 13 de Julho no ano passado.

Se possível comente e deixe sua homenagem também !

MusicPlaylistView Profile
Create a MySpace Music Playlist at MixPod.com


 " Long Live Rock N Roll "

3 comentários:

  1. Olá
    Post publicado no blog Teia
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. ola galera,meu nome e claudio roberto rezende silva , cara sou muito feliz por fazer aniversario neste dia, è muito legal mesmo ,feliz aniversario para todos que fazem tambem neste dia, abcs à todos. ffffffuuuuuuuuiiiiiii.

    ResponderExcluir
  3. parabéns claudio , você é abençoado. HAHA

    Rock N Roll sempre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados