domingo, 31 de julho de 2011

Viajando pelo mundo do Southern Rock


O Southern Rock é um dos gêneros mais belos do Rock. Nunca me aprofundei e conheci sua história perfeitamente, mas listarei grandes bandas que sempre gostei.

Acho que bastante gente sabe que o estilo se desenvolveu no sul do Estados Unidos com grandes influências do Blues e o Country. O termo só se generalizou nos anos 70, mas podemos perceber bandas que fizeram o estilo nos anos 60, além de incorporar outros tipos de som. Um exemplo é o Creedence que sempre incorporou um grande dom musical. Os irmãos Forgety fizeram sucesso desde a década de 60 até atualmente com o clássico " Have You Ever Seen The Rain ? ". Outro grande exemplo foi a The Band que é considerada uma pérola para muitos.

Quando chegou os anos 70 o mundo viu clássicos surgirem. E viu certamente as duas bandas mais famosas  do termo. The Allman Brother Bands e Lynyrd Skynyrd.

O Brother Bands surgiu em 1969 e trazia os irmãos Allman. Duane Allman e Gregg Allman fizeram o gênero se fortalecer. Em 71 eles lançaram seu disco mais aclamado, At Fillmore East,  no mesmo ano da morte de Duane. Duane Allman foi um guitarrista ótimo, ele foi um daqueles caras que foram o percussor do famoso " Slide ". Seus solos na banda era demais, e o Southern sempre juntou o que o Blues - Rock fazia de melhor.

Hoje a banda segue firme e forte.


" Allman Brother Bands em um ensaio fotografo no lançamento de At Filmore East "

Um ano depois do Brother Bands chegar ao mundo, o grupo mais famoso e adorado por todos também chega. O Lynyrd Skynyrd.

O Skynyrdy foi formado por Ronnie Van Zatt, e sua formação clássica continha três ótimos guitarristas, um baixista, um baterista e varíos vocais de apoio. Seu primeiro disco é um clássico e uma obra - prima. De cara conquistou o público jovem e deu força ao Southern crescer mais ainda no cenário musical.

As baladas da banda conquistou o mundo. " Simple Man ",  "Tuesday's Gone ", " Free Bird " e entre outras estouraram nas rádios, e isso deu força ao Allman Brothers voltar as rádios e abriu as portas para outras bandas de qualidade iniciar sua caminhada. Tudo ocorria bem, o Skynyrd estava lançando grandes discos e havia tendo até então uma grande carreira. A gota d´agua foi " Sweet Home Alabama ". Considero a música um HINO do Southern e do Rock N Roll, acho que dessa música que sai aquela famosa frase " Lar doce lar ", ou existia antes ? Não sei !

Em 1977 a banda estava em um ponto alto da carreira, mas tudo acabou com um horrível acidente. O avião apresentou problemas e acabou caindo. Ronnie Van Zant, Leon Wilkeson, Billy Powell, Steve Gaines, o manager e os pilotos faleceram naquele dia terrível e cruel para a música. O baterista da formação clássica Artimus Pyle foi o único sobrevivente e narrou aquele fato em uma de suas entrevistas, disse que viu Van Zant voando longe e seus companheiros morrendo em seus braços. É uma coisa horrível, a mesma coisa com o Mamonas Assasinas, eu me arrepio só pensar nessas coisas.

O Skynyrd seguiu em frente com Johnny Van Zant, irmão de Ronnie. E até hoje a banda segue seus triunfos. O Lynyrd Skynyrd sempre foi uma banda talentosa e quem sempre mereceu ser tão reconhecida assim. Em homenagem a todos daquele acidente.



O Southern Rock estava ganhando força, ínumeras bandas saiam de suas cidades para conquistar o mundo. Um bom exemplo e não tão conhecida assim é o Marshall Tuker Band. Grande banda que quando você ouve, é nítida a sensação da nata do Southern. Formado em 73 a banda foi uma das percussoras e brilhou com a linda música " I Cant You See " que até hoje eu não conso de ouvi - la.

Outra grande banda que todos devem ouvir é o Blackfoot. Fez sucesso no final da década de 70 com o álbum Strikes. Seu maior sucesso é a ótima " Highway Song " do mesmo disco. O Blackfoot sempre teve um ar de" sombrio ".

Podemos considerar o ZZ Top uma grande banda do Southern, e uma de mais sucessos. Dos anos 70 aos 80 eu sempre gostei de seus discos, e o que mais me agrada é Eliminator. O trio composto por Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard levaram muitos anos o nome do Blues - Rock e hoje é um dos trios mais legais do Rock N Roll.



O Southern Rock sempre foi um estilo que sempre me agradou. Foi criando sua identidade ao longo dos anos e acho um dos melhores gêneros do Rock. Influênciou, criou e renovou.

Espero muito a falar ainda desse gênero. Até o próximo post.

5 Comentários:

Anônimo,  2 de agosto de 2011 às 13:48  

Tem um blog muito bacana em português que fala de Southern Rock e outros estilos parecidos:

http://southernrockbrasil.blogspot.com/

Guilherme M 2 de agosto de 2011 às 14:51  

Legal, vou dar uma conferida !!!

Anônimo,  5 de agosto de 2011 às 07:44  

Bacana o post. faz um tempo que falei sobre o Southern rock e achar boas imagens das bandas é uma batalha, principalmente dos Allmans.

Será que você passou po isso??? rsrsrs.

Parabéns pelo blog.

Leandro Arruda

Guilherme M 5 de agosto de 2011 às 09:44  

Fala Leandro. Southern é grande gênero comO disse no post, fico feliz que tenha gostado e vou ver seu post também.

Sobre as imagens do Allmans eu não tive muita dificuldade, por ser uma banda meio que " rara" pode ser dificil, mas encontrar ótimas imagens dos caras deve é bem dificil.

Abraços !!!

Blog Teia 7 de agosto de 2011 às 03:20  

Olá Guilherme.
Postagem divulgada no blog Teia.
Até mais

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.