segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Playlist : Guitarristas



Pois é, seguindo aquele famoso ditado que tudo que é bom dura pouco, terminamos nosso mês especial sobre o mundo guitarra. Gostei de fazer e espero que também tenham  gostado porque quem sabe no ano que vem outro tema aparecera

Fiquem com nossa playlist que reúne 20 grandes guitarristas que ficaram marcados na história por suas influências e jeito de tocar. Lembrando que não é uma lista dos melhores, lembrem - se disso porque nunca farei uma lista classificando as melhores bandas, músicos etc... 

Até a próxima.



MusicPlaylistView Profile
Create a MySpace Playlist at MixPod.com

Divulguem no seu Facebook e no twitter essa playlist.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mixtape : Virtuoses



Ainda no mês especial, escrevo hoje uma Mixtape dos virtuoses, aqueles guitarristas que são marcados por tocar rápido e por lenha na fogueira. Essa moda já era muito antiga e vamos conhecer os caras que popularizaram até chegar ao topo.

Artista : Eddie Van Halen 
Clássico :  Eruption
Álbum : Van Halen
Ano : 1979


No primeiro disco do Van Halen tudo chamava atenção. Os vocais e a presença de palco de Lee Roth, a cozinha grandiosa de Anthony e Alex e por fim um guitarrista que veio para ficar, como a sua banda. Eddie Van Halen mostra toda sua fúria em " Eruption ", é uma grande erupção de guitarra. Popularizou o famoso tapping e mostrou porque é um gênio.

Artista : Yangwie Malmsteen
Clássico : Evil Eye
Álbum : Rising Force
Ano : 1984



Yangwie Malmsteen ficou famoso por Rising Force, é uma verdadeira mistura de virtuose, explorando os limites da guitarra e distorção. Nessa faixa " Evil Eye " Yangwie traz bem a essência do Heavy Metal, estilo pelo qual o guitarrista influênciou durante toda sua carreira. A música ainda traz pequenas passagens no violão latino.

Artista : Joe Satriani
Clássico : Surfing With The Alien
Álbum : Surfing With The Alien
Ano : 1987



Sempre gostei do Satriani, ele apresenta um som mais alegre em relação ao Yangwie. Se mostrou um ótimo músico em "Surfing With The Alien" e no seu mais recente trabalho, o Chickenfoot. Satriani ele não toca, ele passeia, é bem diferente.

Artista : Paul Gilbert
Clássico : The Curse Of Castle Dragon
Álbum : Get Out of My Yard
Ano : 2006



Paul Gilbert brilhou no Mr. Big, uma ótima banda de Hard Rock. Além do grupo fez ínúmeros projetos e trabalhos solos ao longo da carreira.  "The Curse Of Castle Dragon" é tudo o que o guitarrista vem trazendo ao longo dos anos, e lembrando que Get Out Of My Yard é de 2006. O cara não cansa de fazer música boa.

Artista : Steve Vai
Clássico : For The Love God
Álbum : Passion and Warfare
Ano : 1990



Steve Vai é grandioso e faz mágica com a guitarra. Esse disco é sensacional e acho um dos mais bem feitos do mundo da guitarra. "For The Love God" é indispensável para quem gosta e toca guitarra, o jeito que ele toca cada nota fica algo fora do comum. Terminanos em grande estilo né ?

Bis : John Petrucci

Um dos fundadores do Dream Theater e um dos grandes virtuoses da atualidade.

Setlist :

Eddie Van Halen - Eruption
Yangwie Malmsteen - Evil Eye
Joe Satriani - Surfing With The Alien
Paul Gilbert - The Curse Of Castle Dragon
Steve Vai - For The Love God

Gostaram ?

Então não perca o próximo post...


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Camaradagem da guitarra

Hoje trago a vocês algumas das muitas caramadagens da guitarra. Guitarristas que já fizeram algo junto ou que apenas se divertiram ao lado.

Começamos com a " Santíssima Trindade " relembrando os tempos do Yardbirds. Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck tocam em um concerto de 1983 cheio de clássicos, como " Stairway To Heaven "  do Zeppelin e " Layla " de Clapton no vídeo abaixo. 


Agora Slash e Zakk Wylde se encontrando e fazendo Rock N Roll. Esse encontro foi demais.



Chuck Berry ensinando o grande Keith Richards a pegar no tranco e fazer todos dançarem com Oh Carol



Steve Vai, Joe Satriani ( ainda com cabelo ) e Brian May



O G3 em ação



Um raro encontro entre David Gilmour e Pete Townshend



E por fim o ótimo Mark Knoplfler junto com Clapton com o clássico " Sultans Of Swing "



Sabe alguma camaradagem da guitarra ?

Comente

sábado, 12 de novembro de 2011

Solos, a viturde da guitarra


A maior virtude da guitarra é sem dúvidas o solo. Para a maioria dos guitarristas, é a melhor parte, aquela em que você explora sua técnica, habilidades e claro, seus sentimentos. Solos podem salvar uma música, emocionar e até fazer você pirar.

Nesse terceiro post do mês especial sobre o mundo guitarra, falarei dos melhores solos que eu já ouvi em minha vida, por enquanto, porque quero ver muito, mas muito mais.

Ao menos, eu não lembro qual foi o meu primeiro solo a ser escutado, mas lembro que o primeiro a ser tocado por mim foi " Smoke On The Water " do grande Ritchie Blackmore, é um puta solo do eterno clássico. Mas se não bastasse o Purple e o Blackmore, Jimmy Page entra em ação, só que em outro hino. " Whole Lotta Love " do Zeppelin é sensacional em todos os sentidos, desde o riff até a passagem piscodélica no meio da música, mas o que eu mais gosto é o solo que Page executa depois do piscodelismo. Esse é para pirar, assim como " Stairway to Heaven ", um dos solos mais belos.

Passando de Purple para Led, chegamos agora no Pink Floyd. Todos fãs da banda sabem que David Gilmour é uma baita de um músico e de quebra, um guitarrista. O disco todos conhecem, The Dark Side Of The Moon e a música também, " Time ". Quem não lembra do solo de " Time " corra para ouvir porque é surreal, é uma fantasia, como o álbum.

Dos anos 70 para o 80, Ozzy Osbourne sempre teve ao seu lado guitarristas muito fodas. Randy Rhoads era um menino de puro talento e que brilhou no primeiro disco solo do Madman, Blizard Of The Oz. Da música mais enlouquecida ao um dos solos mais eternos do Rock. " Crazy Train " e o trem louco de Ozzy e Rhoads.



É muito improvável um interessado, estudioso e dedicado virar um guitarrista como foi. Esse tiozão é Brian May, que toca muito e acabou brilhando no Queen. O clássico em que mostra seu dom é " Bohemian Raphsody ", em um solo contagiante e improvável, como o próprio.
Agora vamos as origens do Metal, digo, ao Black Sabbath. Gosto muito do Tony Iommi, e ele me deixou extasiado na música " War Pigs " do segundo álbum da banda. O solos são ótimos, assim como " Paranoid " que até hoje me faz pirar.

Como o Sabbath era pesado, esse é uma erupção de peso. Eddie Van Halen chegou ao alto patamar do mundo da guitarra com o solo " Eruption " que causou um impacto tão grande na época, que muitos diziam que Hendrix tinha encarnado. Eddie sempre foi um dos meus guitarristas preferido e brilhou durante toda sua carreira. Popularizou um novo jeito de tocar guitarra.

E como deixaria Slash de fora, o cara sempre foi mestre na arte de se fazer um bom solo. É difícil eu destacar um só, mas " November Rain " é muito bom, " Sweet Child O Mine ", " Estranged " e muitos outros. Mas agora, cadê Jimi Hendrix ? Não ia deixar o cara de fora e acho " All Along The Watchtower " um clássico da guitarra. Seus solos são inconfúdiveis, são geniais.
Existem muitos solos brilhantes espalhados pelo mundo, mas são esses que veio a minha cabeça. Peço desculpa se deixei um mestre de fora, mas todos sabem que Angus Young, Eric Clapton, Jeff Beck, Keith Richards, John Frusciante, Santana e muitos outros mestres. Mas diz ai ? Qual são seus solos preferidos.

Antes de me despedir você ao menos deve conhecer o Allman Brother Bands, uma grande banda do Southern Rock. Duane Allman sempre foi reconhecido pelo seu jeito de tocar e criar, mas é impressionante ver esse solo feito pelo guitarrista Dickey Betts que sempre foi um grande fã do original Duane, um dos percussores do slide, que Dickey usa nessa pérola. Tem tudo o que um solo de guitarra pede :  Técnica, Intensidade, Originalidade e Criatividade. É como contar uma história, e deixar o melhor para o final.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Recomendo : Jake E. Lee


Grande parte dos fãs do Ozzy Osbourne saberão desse grande guitarrista. Apesar de ser sempre um músico pouco conhecido, Jake E. Lee substituiu Randy Rhoads após sua morte. Fez dois discos com o Madman e depois de sua saída fez o Badlands, tão pouco conhecida quanto o músico, pórem, foi uma excelente banda de Hard Rock.

Jake gravou três álbuns, dentre eles um cheio de clássicos de bandas lendárias. Largou o piano para conhecer a guitarra e de quebra o Rock N Roll.




" Bark At The Moon " mostra sua fúria



É típico daqueles caras que você olha e diz : Que foda !

Até o próximo recomendo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A arte de se fazer Blues



O Blues segundo a história é o pai que originou grandes estilos músicais, dentre eles o nosso Rock N Roll. Seria impossível eu não falar do gênero na abertura de nosso mês especial, sobre o mundo da guitarra.

Poucas notas podem valer muito mais que um simples acorde. O gênero surgiu na África, mas teve sua consagração no sul dos Estados Unidos no século XIX. Sempre costumo dizer que Blues é carregado de emoções, pois os negros, como se popularizou sempre tiveram um timbre inesquecível e expressivo. Um grande exemplo é o guitarrista Muddy Waters.

Não tem o que falar do Blues, o que se tem a fazer é mostrar. É impressionante como o estilo ainda é ótimo e empolgante de se ouvir e ver. O Blues veio para ficar, inovar e revolucionar, uma maneira de pensar, de criar e de sentir a música, isso com mais de um século de existência.

Vamos ver 10 grandes mestres bluseiros que recomendo muito.

Muddy Waters

O Muddy Waters passou mais de três décadas fazendo blues, isso porque tem uma discografia totalmente extensa. Muddy é aqueles cara que tem uma grande voz e que abriu as portas para a guitarra elétrica.

Willie Dixon

Willie Dixon nasceu em Mississippi e logo de cara descobriu o Blues. O cara influênciou muitas bandas lendárias e assim como Waters, tem um timbre inconfundível. Recomendo muito pois o cara é bom, e bota bom nisso.

BB. King

Talvez seja o nome mais conhecido do Blues. BB. King merece ser reconhecido, pois os sentimentos que ele bota em suas músicas é brilhante. Um gordão, com sua Lucille toca muito, é muito bom notar o timbre de sua guitarra, original e alta como deve ser para se fazer Blues. Um timbre de King só vi nas mãos de Rory Gallagher.

Buddy Guy

Buddy Guy é mais um bluseiro original, só que dessa vez da Louisiana. É tão bom quanto Dixon, Muddy Waters e BB. King. Guy é ousado e sempre quis ir muito além com suas guitarras. Grita e toca como ninguém.



" Robert Johnson é o bluseiro mais misterioso. Sempre foi uma grande referência com seu blues, mas sua morte é uma história muito mal contada "

Chuck Berry

Quebrou todas as barreiras, pois além de fazer blues, pode se dizer que criou o ritmo do Rock. Era bem mais rápido do que Waters, Dixon, King e entre outros. Chuck é muito bom e é impressionante que o riff de " Johnny Be. Good "  é um dos mais tocados.

Jimi Hendrix

Hendrix para muitos é o melhor guitarristas de todos os tempos, mas vamos deixar isso de lado. A verdade que Jimi era um bluseiro acima de tudo. O que Buddy Guy fez com maestria, Hendrix foi muito mais além e aumentou a distorção e criou um novo modo de ver a guitarra

Jeff Beck

Jeff Beck fez o blues virar Rock N Roll. É um guitarrista único na história, pois nem percebemos quando ele toca sem palheta. Mas não é por isso, é porque o cara é sensacional. Sem palavras.

Eric Clapton

Eric Clapton é apelidado de DEUS, brilhou bastante no Cream e em sua carreira solo. Fez grandes músicas e clássicos, e merece mais do que nunca ser um músico talentoso como sempre foi.

Jimmy Page

Assim como Page, o Led Zeppelin era uma banda bluseira. Isso é inegável e Jimmy Page fez Rock N Rol com sua banda inesquecívelmente. Tinha uma pegada genial, e sempre foi um de meus guitarristas favoritos.

Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray Vaughan ficou marcado pelo seu blues acelerado, e assim como Clapton pois o gênero de volta aos holofotes nos anos 80, período em que o Hard Rock e o Heavy Metal reinava. Morreu tragicamente em um acidente de Helicóptero.

Rory Gallagher

Por fim o Irlandês Rory Gallagher que também toca muito. Assim como Clapton, Ray Vaughan e entre outros guitarristas, inovaram o Blues durante as décadas. Gallagher teve uma voz e um timbre fantástico que o torna mais grande do que foi.

São 10 guitarristas que você deve ouvir, falaremos muito deles durante esse mês, porque cai entre nós ? O blues também é Rock N Roll....

" Tocar blues é fácil, difícil é sentir "

Jimi Hendrix

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados