quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A arte de se fazer Blues



O Blues segundo a história é o pai que originou grandes estilos músicais, dentre eles o nosso Rock N Roll. Seria impossível eu não falar do gênero na abertura de nosso mês especial, sobre o mundo da guitarra.

Poucas notas podem valer muito mais que um simples acorde. O gênero surgiu na África, mas teve sua consagração no sul dos Estados Unidos no século XIX. Sempre costumo dizer que Blues é carregado de emoções, pois os negros, como se popularizou sempre tiveram um timbre inesquecível e expressivo. Um grande exemplo é o guitarrista Muddy Waters.

Não tem o que falar do Blues, o que se tem a fazer é mostrar. É impressionante como o estilo ainda é ótimo e empolgante de se ouvir e ver. O Blues veio para ficar, inovar e revolucionar, uma maneira de pensar, de criar e de sentir a música, isso com mais de um século de existência.

Vamos ver 10 grandes mestres bluseiros que recomendo muito.

Muddy Waters

O Muddy Waters passou mais de três décadas fazendo blues, isso porque tem uma discografia totalmente extensa. Muddy é aqueles cara que tem uma grande voz e que abriu as portas para a guitarra elétrica.

Willie Dixon

Willie Dixon nasceu em Mississippi e logo de cara descobriu o Blues. O cara influênciou muitas bandas lendárias e assim como Waters, tem um timbre inconfundível. Recomendo muito pois o cara é bom, e bota bom nisso.

BB. King

Talvez seja o nome mais conhecido do Blues. BB. King merece ser reconhecido, pois os sentimentos que ele bota em suas músicas é brilhante. Um gordão, com sua Lucille toca muito, é muito bom notar o timbre de sua guitarra, original e alta como deve ser para se fazer Blues. Um timbre de King só vi nas mãos de Rory Gallagher.

Buddy Guy

Buddy Guy é mais um bluseiro original, só que dessa vez da Louisiana. É tão bom quanto Dixon, Muddy Waters e BB. King. Guy é ousado e sempre quis ir muito além com suas guitarras. Grita e toca como ninguém.



" Robert Johnson é o bluseiro mais misterioso. Sempre foi uma grande referência com seu blues, mas sua morte é uma história muito mal contada "

Chuck Berry

Quebrou todas as barreiras, pois além de fazer blues, pode se dizer que criou o ritmo do Rock. Era bem mais rápido do que Waters, Dixon, King e entre outros. Chuck é muito bom e é impressionante que o riff de " Johnny Be. Good "  é um dos mais tocados.

Jimi Hendrix

Hendrix para muitos é o melhor guitarristas de todos os tempos, mas vamos deixar isso de lado. A verdade que Jimi era um bluseiro acima de tudo. O que Buddy Guy fez com maestria, Hendrix foi muito mais além e aumentou a distorção e criou um novo modo de ver a guitarra

Jeff Beck

Jeff Beck fez o blues virar Rock N Roll. É um guitarrista único na história, pois nem percebemos quando ele toca sem palheta. Mas não é por isso, é porque o cara é sensacional. Sem palavras.

Eric Clapton

Eric Clapton é apelidado de DEUS, brilhou bastante no Cream e em sua carreira solo. Fez grandes músicas e clássicos, e merece mais do que nunca ser um músico talentoso como sempre foi.

Jimmy Page

Assim como Page, o Led Zeppelin era uma banda bluseira. Isso é inegável e Jimmy Page fez Rock N Rol com sua banda inesquecívelmente. Tinha uma pegada genial, e sempre foi um de meus guitarristas favoritos.

Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray Vaughan ficou marcado pelo seu blues acelerado, e assim como Clapton pois o gênero de volta aos holofotes nos anos 80, período em que o Hard Rock e o Heavy Metal reinava. Morreu tragicamente em um acidente de Helicóptero.

Rory Gallagher

Por fim o Irlandês Rory Gallagher que também toca muito. Assim como Clapton, Ray Vaughan e entre outros guitarristas, inovaram o Blues durante as décadas. Gallagher teve uma voz e um timbre fantástico que o torna mais grande do que foi.

São 10 guitarristas que você deve ouvir, falaremos muito deles durante esse mês, porque cai entre nós ? O blues também é Rock N Roll....

" Tocar blues é fácil, difícil é sentir "

Jimi Hendrix

6 Comentários:

Anônimo,  4 de novembro de 2011 às 21:04  

Realmente Blues é muito bom, a música totalmente emergida em sentimentos. A guitarra gentilmente chora com o clima emotivo da música.

Quando o rock se encontra com o blues, ouvimos coisas como Rolling Stones e Eric Clapton. O Blues Rock é belo ao extremo.

Tem um álbum chamado All blues d'up que trás músicas dos Rolling Stones interpretadas por nativos do Blues. É massa esse disco.

Gosto muito de B. B. King, seu som é perfeito e seus vibratos são inconfundíveis.

Bela homenagem.

Ray Guilhon 4 de novembro de 2011 às 21:19  

Opa, post novo pra manter o blog atualizado, já que ando um pouco sem tempo. abraços.

Janderson Dias 5 de novembro de 2011 às 13:39  

Blues é alma do rock n roll, e Robert Johnson foi o primeiro "martire do rock" da história, com uma vida de excessos e morrendo misteriosamente aos 27 anos.

P.S Adicionei o banner de vocês no meu blog, se puderem fazer o mesmo eu agradeço.

http://hoochiekoo.blogspot.com/

O banner está no fim da página, abraços!

Blog Teia 6 de novembro de 2011 às 01:59  

Olá.
Post divulgado no blog Teia.
Até mais meu amigo.

Guilherme M 8 de novembro de 2011 às 15:02  

Never Too Old To Rock :

Falou tudo parceiro. Também adoro o timbre do BB. King

Raissa :

Pode deixar que vou conferir

Janderson :

Legal o blog. Vou retribuir o banner, ele vai estar embaixo.

ROCK N ROLL SEMPRE...

Janderson Dias 8 de novembro de 2011 às 21:38  

Valeu cara! Long live rock n' roll!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.