Van Der Graaf Generator - Incrível obra Progressiva
Muitos arriscam dizer que o Rock Progressivo surgiu em 1970, sendo que em 1968 e 1969 os grandes nomes tinham se formado. Yes, Genesis, Jethro Tull, Aprodhite´s Child e Van Der Graaf Generator ditaram o começo da explosão do gênero, que só começou a serem vistos com outros olhos, anos depois. Naquela época o pessoa ainda estava totalmente na onda de " Get Back ", " My Generation " e " Born To Be Wild ". E tinha uma banda lá de Birmingham que estava separando o arroz do feijão, e estava chamando atenção.
Mas hoje, não quero falar do final da década de 60 e muito menos o que fazia a cabeça da geração. Gostaria de relatar para vocês essa fantástica banda de Rock Progressivo, Van Der Graaf Generator, através de sua melhor pérola, H To He ( Who Am The Only One ) lançado em 1970.
O Van Der Graaf foi formado em 1967 pelo incrível Peter Hammil. Até então, lançaram dois bons discos PROG, The Aerosol Grey Machine e The Least We Can Do is Wave to Each Other. Depois de desfrutar só água, estava na hora de beber vinho, e H To He foi feito fantasticamente pelo grupo britânico.
" Estamos muito longe de entender uma capa dessas ! "
O álbum começa com a maravilhosa " Killer ", sua intensidade me deixa de boca aberta, da loucura do marcante piano, misturado aos delírios do saxofone de David Jackson. Logo em seguida, a linda " House With No Door " onde Peter Hammil criou um clássico. O piano suave junto com sua voz se completam nessa bela canção. Para encerrar o primeiro lado, " The Emperor In His War Room ", incluindo " The Emperor " e " The Room " traz nada mais nada menos do que Robert Fripp na guitarra.
No segundo lado, " Lost " que também inclui " The Dance In Sand e Sea " e " The Dance In The Frost " é super interessante, destaque para os teclados de Hugh Baton. Para finalizar esse belo disco, " Pionners Over C. " apresenta uma guerra de instrumentos. Guitarra, baixo, teclado, saxofone, tudo junto e misturado sobre a voz de Peter Hammil.
É isso, sem prolongar muito o texto, fica uma dica simples e rápida. H To He ( Who Am The Only One ) é um clássico do Rock Progressivo. Soube levar o Van Der Graaf Generator a ser uma das melhores bandas do movimento e concretar sua identidade. Um gigante do Rock e da música.
Abraços
-----------------------------------------------
No próximo post a continuação da série Pink Floyd
2 Comentários:
Fale sobre Pawn Hearts de 1971, outro clássico!
Ótimo !!!
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.
Obrigado pelo comentário e Volte sempre.