segunda-feira, 2 de maio de 2011

Free, o gigante do Hard Rock.

Mesmo sendo um dia triste para todos os palmeirenses, eu faço esse post com gosto.

Se me perguntarem qual foi a melhor década da história do Rock, eu sem dúvidas falo que foi os anos 70. Foi la em que o gênero se consagrou levando ao cenário da música mundial grandes nomes. Com o Hard Rock não foi diferente, era muita atitude e frescura de menos, e esse sempre foi o lema das bandas daquela época, e de certamente um expoente e uma raridade do Rock N Roll que é o Free.

O Free foi formado em 1968 por Paul Kossoff , Paul Rodgers, Simon Kirke e Andy Fraser. É com imenso prazer de que venho falar dessa grande banda que uniu o Blues com Rock tão perfeitamente.

Tudo começou com o Black Cat Bones, onde o guitarrista Paul Kossoff tinha se reunido com o baterista Simon Kirke, e logo imediatamente viram uma voz surpreendente envolvendo os bares ingleses, era nada mais nada menos do que Paul Rodgers, uma voz sensacional que só vi se assemelhar com David Coverdale.

" Paul Rodgers e o Free pondo Rock N Roll em uma de suas apresentações " 

O baixista Andy Fraser chega a banda e junto com ela lança Tons Of Sobs, um ótimo disco para quem gosta de um bom Blues. Nesse disco o Free foi reconhecido por ser uma banda de qualidade. A guitarra furiosa de Kossoff entrelaçada com a voz de Rodgers traz belas passagens. Altamente recomendável.

O segundo disco tem o mesmo nome e tem a mesma risca do primeiro, porém podemos perceber alguns detalhes que fazem a diferença. Uma que podemos relatar é que a voz de Rodgers esta mais madura e forte.

Entre Zeppelin e Purple o Free também era mencionado, mas sem Fire And Water isso nunca teria acontecido. O álbum que consagrou o grupo é excelente e traz a frente o Hard setentista em sua forma mais pura e bela.

Começamos com a faixa título que traz a frente Kossoff em sua melhor fase, a batida do Blues sempre prevalece, mas a diferença, notamos que o Free não fica cansativo e chato. Faixas marcantes fazem esse clássico como Remember e a emblemática All Right Now, o eterno clássico do Rock.

Após a grande apresentação no festival de Isle Whigt a banda lança Highway, outro disco bom, mas que não faz bico para Fire And Water. E como o sucesso mundial vem, as brigas também. Rodgers se estranha com Andy Fraser que causa um clima ao menos tenso.

" Fire And Water chega e leva o grupo a outro patamar "

Highway chega e não empolga muito. Com problemas internos e externos a banda prefere não lançar um disco de estúdio e sim um Ao Vivo, e assim Free Live sai para o mundo inteiro.

Free At Last chega a empolgar muito mais do que Highway, um disco que mostra que o Free ainda mostra um bom Rock N Roll. Gosto bastante da faixa Little Bit of Love.

Mergulhados nas drogas, principalmente Paul Kossoff, o Free lança seu último disco, chamado Heartbreaker. O segundo melhor disco do conjunto na minha opinião é ótimo e começa já com outro clássico da banda, Wishing Well.

Foi uma grande despedida e logo depois Rodgers, vendo que não via muito futuro no grupo, decidiu junto com Simon Kirke abandonar o barco e formar outro expoente e pérola do Rock, o Bad Company. Andy Fraser montou uma banda assim como o talentoso Kossoff.

Infelizmente em 1975, Kossoff nos deixa, vitima de drogas. Foi o fim de uma grande carreira, assim como o Free que mesmo se reunindo em algumas ocasiões, terminou em 1973.




Discografia :

• Tons of Sobs (1968)

• Free (1969)

• Fire and Water (1970)

• Highway (1970)

• Free Live! (1971) (ao vivo)

• Free at Last (1972)

• Heartbreaker (1973)

O Free foi muito importante para o Rock N Roll, por além de fazer talentos, fez um estilo. Suas apresentações eram de tirar o chapéu, é o que diga o festival de Isle Wight e vários de seus shows. Um gigante do Hard Rock que nunca esquecerei.

All Right Guys ?.

3 Comentários:

Unknown 14 de maio de 2011 às 17:21  

Gostei bastante do texto. Só conheço de nome esse Free, e Blues é comigo, sendo assim vou baixar os primeiros deles, haha. Parabéns!

Guilherme M 14 de maio de 2011 às 19:54  

Valeu Gabriel, pelo menos alguem comentou essa banda aqui no blog, e aproveita e abaixa todos os discos que vale mesmo a pena.

All Right ?

Obrigado e volte sempre parceiro !!!

Anônimo,  19 de novembro de 2011 às 16:42  

Amei a Banda Free, quero baixar e curtir muito... se alguem quiser manter contato... aninha.c.berck@hotmail.com

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.