domingo, 28 de março de 2010

A voz do gênio


Se o Renato Russo estivesse vivo ele completaria 50 anos de vida, e claro que o Brasil anda prestando sua homenagem, agora vai a nossa.

Renato Russo foi um grande músico e tinha uma ótima voz. Começou a carreira na banda Aborto Elétrico em 1978 e acabou em 1982,f ormando duas grandes bandas que fizeram muito sucesso no Brasil : Legião Urbana e Capital Inicial do Dinho Ouro Preto. Depois do fim da banda que foi devido a desentendimentos, Renato se juntou ao baixista Renato Rocha, ao guitarrista Dado Villa Lobos e ao baterista Marcelo Bónfa para formar o Legião Urbana, considerada uma das melhores bandas do Rock Nacional.

O Legião Urbana fez sucesso nos anos 80 e 90, lançando grandes músicas e álbuns, dentro delas se destacam Legião Urbana - 1985, Dois - 1986 e Que país é esse - 1987. Seus maiores hits foram Faroeste Caboclo, Eduardo E Mônica, Pais e Filhos, Será eTempo Perdido. Recomendo esses álbuns e essas múscas, que são os melhores da banda na sua melhor fase, depois o Legião lançou mais cinco álbuns.
Renato Russo era um cara calmo, alegre e bastante tímido. E no meio tempo da banda resolveu trabalhar nos seus discos solos, que foram The Stonewall Celebration Concert - 1994 ( vendeu 250 mil cópias )e Equilíbrio Distante - 1995, vendendo um milhão de cópias (um ano antes de sua morte).

Renato morreu em 1996 pesando 45 quilos devido as consequência do vírus da AIDS, ele tinha desde 1989, mas jamais revelou a doença publicamente. Onze dias depois de sua morte o Legião declara seu fim, a banda vendeu mais de 20 milhões de discos, e para comemorar o aniversário o grande Renato Russo, os integrantes do Legião Urbana se juntaram e andam fazendo uma séries de show em tributo a esse grande artista. Dado Villa Lobos e Marcelo Bónfa tocam com convidados especiais os grandes sucessos da banda.

É legião porra !

quarta-feira, 24 de março de 2010

Last Man Standing e seus parceiros

Last Man Standing é um álbum lançado em 2006 pelo grande pianista Jerry Lee Lewis. O álbum é composto por parcerias e dentro delas se destacam Jimmy Page, Eric Clapton, Ringo Starr, John Fogerty, Mick Jagger, BB King entre muitos outros artistas. Não deu para perceber que o último homem durável sabe bem escolher seus parceiros ?.

Se você quiser saber da onde vem esse nome, ele se deriva da geração de 1950, entre artistas de estúdios de gravação, como Johnny Cash, Roy Orbison, Rich Charlie, Carl Perkins e Elvis Presley, todos pioneiros e influentes rockeiros até os dias de hoje, eles morreram, deixando Lewis o "último homem".

Veja o tracklist :

"Rock And Roll" (Jimmy Page)
"Before the Night Is Over" (BB King)
"Pink Cadillac" (Bruce Springsteen)
"Evening Gown" (Mick Jagger)
"You Don't Have to Go" (Neil Young)
"Twilight" (Robbie Robertson)
"Travelin' Band" (John Fogerty)
"That Kind of Fool" (Keith Richards)
"Sweet Little 16" (Ringo Starr)
"Just a Bummin' Around" (Merle Haggard)
"Honky Tonk Woman" (Kid Rock)
"What's Made Milwaukee Famous Has Made a Loser Out of Me "(Rod Stewart)
"Don't Be Ashamed of Your Age" (George Jones)
"A Couple More Years" (Willie Nelson)
"Old Glory" (Toby Keith)
"Trouble in Mind" (Eric Clapton)
"I Saw Her Standing There" (Little Richard)
"Lost Highway" (Delaney Bramlett)
"Hadacohl Boogie" (Buddy Guy)
"What Makes the Irish Heart Beat" (Don Henley)
"The Pilgrim Ch. 33" (Kris Kristofferson)

sexta-feira, 19 de março de 2010

David Bowie



Iniciando a categoria biografias,conheça mais sobre o David Bowie (nome artístico de David Robert Haywood-Jones, Londres, 8 de janeiro de 1947) é um músico e ator britânico, conhecido pelo seu trabalho musical nos anos 70 e 80 e pela sua alta influência no mundo da música, especificamente no rock. David Bowie já vendeu cerca de 136 milhões de álbuns no mundo inteiro.É conhecido também pela atuação em filmes como The Man Who Fell to Earth (br: O Homem que Caiu na Terra, 1975), The Hunger (br: Fome de Viver), Merry Christmas Mr. Lawrence (br: Furyo - Em Nome da Honra) e Labyrinth (br: Labirinto - A Magia do Tempo, 1986). É casado com a modelo somali Iman Abdulmajid desde 1992. Tem dois filhos: Alexandria Zhara, nascida em 2000 e Duncan Zowie Haywood Jones (nascido em 1971, fruto de seu casamento com Angela Bowie), além de uma enteada, Zulekha Haywood (nascida em 1979), filha do primeiro casamento de Iman.
Seu verdadeiro nome é David Robert Jones, mas trocou o sobrenome devido ao seu homônimo no então famoso grupo estadunidense The Monkees. No início da carreira, ainda participou de grupos usando o verdadeiro nome, como Davie Jones and the King Bees (1964) e Davy Jones and The Lower Third (1965), chegando a gravar compactos sem maiores repercussões. Uma das teorias para o nome artístico conta que Bowie foi escolhido por ser o nome da fabricante da faca que se supõe ter cegado seu olho esquerdo ainda na adolescência em uma briga com um colega de escola, George Underwood. No entanto, a hipótese mais plausível para a paralisação da pupila esquerda é a de que, nessa briga, ocasionada pela disputa por uma namorada, Underwood teria acertado um soco no olho esquerdo de Bowie.

Começou a carreira solo (como cantor folk) em 1966, compondo, cantando e tocando. Em 1968, a canção "Space oddity" ficou entre as cinco primeiras da Inglaterra. Mas o sucesso internacional viria apenas com o álbum The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars, no qual foi acompanhado por Mick Ronson (guitarra), Trevor Bolder (baixo) e Woody Woodmansey (bateria). É nessa época que começariam as apresentações exuberantes, performáticas, com riqueza de figurino e maquiagem.

David Bowie ficou alguns anos fora dos palcos, mas em 1974 supreendeu a crítica com um afastamento do rock e uma tendência para o rhythm and blues e o soul. Já no álbum de 1977, ficou evidente a preocupação excessiva com o colapso da civilização. Depois de um tempo, alcançaria o sucesso outra vez em 1983, com Let's dance, um álbum voltado ao pop, emplacando sucessos como Modern love e China girl e Blue Jean, entre outros.

Bowie fez produção de discos, trabalhou no filme O homem que caiu na Terra, de Nicolas Roeg, participou de vídeos e estrelou O Homem Elefante na montagem da Broadway, isto para citar algumas de suas atividades extramusicais. Em filmes, participou de Fome de viver (The hunger), com Catherine Deneuve, Apenas um gigolô (Just a gigolo) e Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth), com Jennifer Connelly. Fez trilhas sonoras para os filmes Absolute beginners (no qual também atua), Labirinto e Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída. Bowie também fez a trilha musical para o jogo Omikron:The Nomad Soul, da empresa de jogos Eidos, e aparece no jogo como o personagem Boz, líder de uma banda de rock.




Discografia:

David Bowie (1966)
Space Oddity (1969)
The Man Who Sold the World (1970)
Hunky Dory (1971)
The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972)
Aladdin Sane (1973)
Pin Ups (1973)
Diamond Dogs (1974)
Young Americans (1975)
Station to Station (1976)
Low (1977)
"Heroes" (1977)
Lodger (1979)
Scary Monsters (1980)
Let's Dance (1983)
Tonight (1984)
Never Let Me Down (1987)
Tin Machine (1989)
Tin Machine II (1991)
Black Tie White Noise (1993)
Outside (1995)
Earthling (1997)
Hours (1999)
Heathen (2002)
Reality (2003)

Fonte - Wikipedia

segunda-feira, 15 de março de 2010

I Am Ozzy

Ozzy Osbourne lançou em outubro de 2009 seu livro I Am Ozzy que foi escrito a mão pelo vocalista, a biografia está entre a lista dos mais lidos. Em seu livro ele narra desde suas origens até sua vida atual ,como um rockstar.

Ozzy Osbourne fala um pouco do que as pessoas podem esperar do livro :

"Já disseram algumas coisas malucas sobre mim ao longo dos anos... Tudo bem: 'Ele mordeu a cabeça de um morcego'. Sim. 'Mordeu a cabeça de um pombo'. Sim. Mas então você ouve coisas como 'Ozzy foi ao show ontem à noite, mas ele não se apresentou até que tivesse matado quinze cachorros...' Agora, matar quinze cachorros?! Eu amo cachorros. Eu tenho dezoito dessas coisas de merda em casa. Matei algumas vacas no meu tempo. E as galinhas... Eu atirei nas galinhas na minha casa naquela noite.Isso me assombra, todas essas coisas loucas. Todos os dias da minha vida têm sido um evento. Tomei combinações letais de álcool e drogas durante trinta anos de merda. Eu sobrevivi a uma batida direta de um avião, overdoses suicidas, DSTs. Eu fui acusado de tentativa de homicídio. Então eu quase morri enquanto pilotava um quadriciclo em uma colisão a 3km/h " .


Outro livro muito bom, esse eu recomendo. É noís Madman !

segunda-feira, 8 de março de 2010

Janis Joplin de blues em blues

Para comemorar o dia da mulher vamos celebrar uma musa do Rock N Roll que influenciou grandes cantoras nos dias de hoje, inclusive a psicodelia e o blues, o nome dea é Janis Joplin.

Com forte influencia de Bessie Smith e Big Mama Thornton, Janis passou a ser uma figura carismática e "exagerada", passando horrores com as drogas e o álcool. Morreu em 1970 em uma overdose de heroína.
Nesse post eu vou falar de seus trabalhos em bandas em que ela participou, destacando álbuns e músicas em uma rápida passagem.
De sua paixão pelo Blues a uniu ao grupo Big Brother & The Holding Company que começou a fazer sucesso com a entrada de Joplin no grande festival de Monterey onde Janis surpreendeu muita gente,principalmente com a musica Ball and Chain,a banda assinou com Mainstream Records,e no álbum se destaca as musicas The Last Time e Coo Coo.O próximo álbum chamado de Cheap Thrills é o ultimo da Janis Joplin nos vocais da banda,esse álbum arrancou pouco aplausos.Janis queria mais e mais,e acabou fundando o Kozmic Blues Band em 1969 que trouxe o álbum I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama que não demorou para conseguir o disco de ouro em apenas doi meses de lançamento,esse foi o único trabalho do Kozmic Blues Band.
Full Tilt Boogie Band foi o último blues que Janis fez na vida,ela se juntou a banda em 1970 (no ano de sua morte ) e apenas lançaram um álbum,que foi lançado meses após sua morte,o álbum se chama Pearl.Eles trabalharam com o produtor Paul A. Rothchild que trabalhou com os Doors,no álbum se destacam as musicas Me and Bobby McGee e Mercedes Benz.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A "maldição" do Não

Para começar esse post, primeiramente eu começo com Dick Rowe, um grande homem de relações artísticas na década de 60 que contratou o Rolling Stones entre muitas outras bandas que faziam sucesso na época pela Decca Records.

Ele foi o homem que fez uma das piores negociata do mundo da música e do Rock N Roll segundo a MTV em um programa. Ele foi o cara que disse não aos Beatles antes do sucesso, ele não gostava do ritmo da banda e de suas "guitarras", disse que o som deles era coisa do passado e decidiu não apostar no quarteto de Liverpool, e sim no Brian Poole e The Tremeloes, alguém conheçe ?. E para dar uma desculpinha ele disse que não investiu na banda só porque ela era de Liverpool, não preciso nem dizer que o cara se arrependeu e perdeu milhões, mais tarde os Beatles foram contratados por outra gravadora chamada Parlophone.
Mas porque maldição ? Porque o Dick Rowe morreu no 24 aniversário da banda, tinha que ser no aniversário do quarteto quando todos estavam comemorando ? que coincidencia não ?
(Decca Records na produção de Rock Around The Clock do Bill Haley).A produtora ficou conhecida por ter negado os Beatles.
Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados