sexta-feira, 15 de julho de 2011

Hard no ritmo do Rock - Parte 9


Eai ? Tranquilos ?

Hoje trarei Hard no ritmo do Rock - Parte 9, nosso penúltimo post da série. O post será especial, e vou falar de bandas de Hard Rock brasileiras, revigorando e divulgando nosso Rock Nacional aqui no blog.

Como falamos durante toda a série de bandas consagradas e internacionais, nada melhor que prestar uma homenagem a bandas do território brasileiro. A maioria não chegou ao seu estrelato, mas não significa que não podemos conhece - la, afinal, o Hard Rock e o Heavy Metal nunca foram o forte do Brasil durante as décadas.

A paixão do brasileiro pelo Rock sempre foi muito grande, guardamos uma legião gigantesca de fanatismo pelo Rock. Com a chegada do Rock In Rio em 1985 tudo aquilo ganhou mais peso, em especial nos anos 80, que também teve a presença de Legião Urbana, Cazuza, Barão Vermelho e entre outras.

Nos anos 70 foram os pioneiros, como Made In Brazil, Secos e Molhados, Os Mutantes, nosso poeta Raul Seixas e entre outros. O Rock Nacional foi forte nas décadas de 70 e 80, tivemos bandas que podemos classificar de " ROCK " e dos bons. Quem falar que o Brasil não fez Rock N Roll esta muito enganado !

Começamos com a banda "Platina". Formado no começo dos anos 80, a banda teve um reconhecimento mais precisamente na metade da década com o disco " Baratos e Afins ", na verdade mais como um EP. O Platina era a pura cara do Hard dos anos 80, só que na versão brasileira. O grupo pega o Hard Rock com bastante inflências de Whitesnake, Van Halen e outras pérolas.


Formado por Daril Parisi na guitarra, os irmãos Andria na voz e baixo, e o baterista Ivan Busic, a banda só foi completa quando Sérgio Semam completou o grupo, que passou de Prisma para Platina. O Hard Rock brasileiro nunca teve seu espaço no cenário do Rock Nacional, eu particularmente nunca gostei do Hard Nacional, a sonoridade pode ser boa, como o Platina faz, solos bem elaborados de guitarra, uma cozinha bem fiel, mas as letras são bem fracas. O Platina não passou daquele EP e teve vida curta. Cada um seguiu sua carreira, uns se juntaram ao " Ultraje a Rigor ", ao Wander Taffo e entre outros. O Hard Rock vai ser grande um dia no Brasil ? Espero.

A postura era uma das coisas que chamava atenção. Seguiam sempre os caminhos de seus ídolos. O " INOX " surgiu em 83 por Paulinho ‘Heavy’ Toledo na voz, Fernando Costa na guitarra, Sergis Capuano no baixo e um baterista que não deixou nome para aparecer em matérias. Depois foi substituído por Rolando Castelo Junior.

O INOX foi quase o mesmo caso do Platina, acabou cedo e morreu com um EP em suas mãos. Como uma banda de Hard dos anos 80, a banda gostava também de começar suas músicas com teclados como " Nuclear Attack ". Estava se preparando para uma grande turnê, mas morreu no caminho.

Diferente do INOX o " Golpe de Estado ", por enquanto, das citadas é a que mais fez sucesso das três, lançou inúmeros discos e ganhou o posto como a maior banda de Hard Rock Nacional. Como disse não sou fã do Hard Nacional e num gostei muito de seu som, mas presto minha homenagem.


Agora venho falar de um ótimo guitarrista chamado "Wander Taffo". Quando eu fazia aulas de guitarra, meu professor teve aulas com Wander Taffo, e ele me fez conhecer o guitarrista, que é muito competente. Wander Taffo é aquele termo " virtuose " brasileiro. Não sei exatamente suas influências, mas o som dele se assemelha bastante a nomes como Joe Satriani,  Yngwie Malmsteen e até Steve Vai. Depois de discos solos ele criou a " A banda Taffo " que é mais voltada ao Hard Rock.

Também vale conhecer " Rosa Tattoada ", conjunto representante do Rio Grande do Sul e " X - Rated ", banda carioca, ambos levando seu trabalho no começo da década de 90.

Bom, quem quiser conhecer bandas Hard Nacionais aqui esta meu acervo. Para escrever meu post e minha série fui inspirado pela série " Aqueles que ficaram para trás " escrito por  Ben Ami Scopinho que fez um post falando de bandas de Hard Nacionais. Veja aqui e confira um post mais completo porque o cara estudou mesmo e entende do assunto mais do que eu sobre essas bandas nacionais.

Um abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados