sábado, 9 de julho de 2011

Who´s Next, a incrível obra - prima do Who.


" Aqui fora nos campos
Eu luto pelas minhas refeições"

É assim que Roger Daltrey começa o melhor disco do Who e o maior clássico da banda.

Em 1969 o The Who tinha lançado Tommy , que foi muito bem aclamado pela crítica. Foi a primeira banda a criar a expressão " Ópera Rock ". Mas o conjunto estava há dois anos sem lançar um disco, e essa parada para um banda que tinha  o porte do Who poderia ser péssimo.

O guitarrista Pete Townshend tinha um projeto chamado Lifehouse, também a ser na época um provável filme. Mas acabou que Lifehouse foi para o buraco, e Who´s Next acabou sendo o restos desse projeto. Pete mostrou as demos desse projeto perdido e foi juntando com sua banda, que no final deu em um dos grandes clássicos do Rock. Dê um golpe de azar, virou um dos golpes mais bem sucedidos da carreira da banda.

É normal que depois de um bom disco a expectativa para o próximo é bem grande, principalmente de cada fã, que foi presenteado a altura dois anos depois de Tommy. Uma das bandas que conseguiram mostrar o que é o " ROCK" chegaram a grandes patamares.

Roger Daltrey, Keith Moon, Pete Townshend e John Entwistle nunca seriam os mesmos a partir de 2 de Agosto de 1971.


A bela "Baba ´O Riley" começa dando o ar de sua graça, a canção que é derivada a combinação filosófica e musical de Meher Baba e Terry Riley. Prefiro ouvir esse clássico em sua versão ao vivo, a banda toca de um jeito que faz dela brilhar mais do que brilha. As apresentações do conjunto sempre foram de tirar o folêgo.  

A ótima e contagiante " Bargain " vem adiante e te deixa querendo muito mais. " Love Ain't For Keeping",  "My Wife", composta pelo ótimo baixista John  Entwistle e "The Song Is Over" cantada pelo talentoso guitarrista Pete Townshend ( música que proporciona uma mistura de ser triste e melancólico, mas ao mesmo tempo ser um "ponto" alto ) são músicas que fazem você adentrar mais ainda no mundo da banda, já com a excelente e bonita "Getting In Tune" nem se fala.

" Going Mobile " vem logo depois e antecede a linda " Behind Blue Eyes " cantada com louvor por essa voz maravilhosa que é de Roger Daltrey. A música guarda muito mais do que apenas olhos tristes, só que muitos anos depois, foi copiada injustamente pela banda Limp Bizkit. Só para falar, esse clássico é do grande The Who e não dessa banda, que cansei de ver eles falando que é deles e vendo esses fãs cantando e dançando sem saber que há mais de 30 anos atrás já fazia muito sucesso.

Para encerrar o disco, a dançante  "Won't Get Fooled Again " encerra com chave de ouro esse maravilho álbum feito pelo The Who.



Who´s Next teve e tem uma grande importância no mundo do Rock e da música. O Who foi uma banda brilhante. É incrível notar a sonoridade desse clássico, desde os gritos rasgados de Daltrey, passando por cada batida do excelente Keith Moon, o baixo distorcido de John até os ótimos solos e acordes de Townshend.

A banda sempre gostou de inovar, o uso de sintetizadores foram muito bem usados e explorados, deixando o som mais atraente. Sabendo buscar cada momento de explosão  e os momentos mais calmos, em que percebemos os músicos sentindo cada nota tocada.

Não podia deixar de falar sobre sua famosa capa. A banda sempre gostou de fazer uma capa que chamassem atenção, como a do disco The Who Sell Out, que leva uma capa muito esquisita. Mas também gostam de algo mais enigmático como as capas das Óperas Rock, Tommy e Quadrophenia. Na capa de Who´s Next esta os quatros integrantes ao redor de uma rocha, como se estivessem quando se acaba de urinar. O rochedo em questão simboliza a alienação a vida moderna. E sobre essa questão da alienação o grupo mostra seu medo, urinando.

É um disco produzido inteligentemente que o mundo pode prestigiar.  É sem dúvidas uma obra - prima. Uma paulada certeira que resultou um lugar na nossa lista dos 50 discos que você deve ouvir antes de morrer.

Abraços e até o próximo post.

Faixas :

1. "Baba O'Riley" – 5:00
2. "Bargain" – 5:33
3. "Love Ain't for Keeping" – 2:12
4. "My Wife" (Entwistle) – 3:41
5. "The Song Is Over" – 6:16
6. "Getting In Tune" – 4:50
7. "Going Mobile" – 3:42
8. "Behind Blue Eyes" – 3:42
9. "Won't Get Fooled Again" – 8:32

"A canção terminou

Está tudo atrás de mim
Eu deveria saber disto
Ela tentou me encontrar"



Não votou ?
Ta esperando o que ?

3 Comentários:

Unknown 9 de julho de 2011 às 13:39  

Esse é um discão mesmo! Coisa fina!

O The Who nunca decepcionou, mas "Who's Next" é, sem dúvida, o ponto alto da carreira deles! Fantástico!

Grande post, Guilherme!

Guilherme M 9 de julho de 2011 às 14:57  

Realmente Gabriel. Também achei que o post ficou bom, mas não tão quanto a obra do disco, rs,

Obrigado pelo comentário !!!

lucas 12 de julho de 2011 às 19:15  

eae guilherme saiu a parte 3 da minha lista decidi deixar o link aqui porque você está acompanhando da uma conferida lá:
http://lossyelossless.blogspot.com/2011/07/3-100-albuns-para-ouvir-antes-de-morrer.html

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados
300 mil views. Obrigado a todos!

Conheça a Revista Modern Age


Destroyer Rock City, 2013 - 2014. Tecnologia do Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.