domingo, 30 de janeiro de 2011

Quem disse que só os homens sabem fazer Rock N Roll ?

Quem disse que só os homens sabem fazer Rock N Roll ?

Muitas mulheres no Rock tiveram para mostrar o contrário, as famosas Musas gritaram e sacudiram muito. As gatas que andam e andaram por ai recebem muitos fãs no mundo inteiro, da bluseira Janis Joplin ao nosso nacional com Cassia Eller e até o presente com a matadora Tarja Turunen. Mas hoje eu não vim falar só delas, outras mulheres e musas que brilharam a 30 anos atrás merecem ser representadas mais do que nunca. Come ON marmanjos! Vamos ver algumas rockeiras clássicas !.

Começamos com a Bluseira Janis Joplin, que leva em sua garganta uma guitarra distorçida. Ela já passou por aqui em um post no qual eu reconheço seus trabalhos, vale a pena conferir,  ótimo trabalhos que anos mais tarde foram jogados fora por uma overdose. Agora Suzi Quatro, outra musa que fez muitos singles durante sua carreira é uma verdadeira musa, seu primeiro disco que e muito bom,  é considerado o melhor para muitos. Também na década, Cass Elliot soltava a voz e ainda vale a pena também dar uma conferida em Grace Slick, líder e vocalista do piscodelismo do Jefferson Airplane.


Nos anos 70, se destacavam as Runaways que foi formada em 75, sempre gostei das garotas, e seu primeiro disco saiu no ano seguinte, em 1976. As glamurosas Joan Jett no baixo e na voz principal tinha ao lado Lita Ford guitarrista que mandava ver na bagaça. Para terminar a banda conta ainda com as presenças de Cherie Currie, Jackie Fox e Sandy West. Começando a abrir para o Van Halen, Ramones e entre outras grandes bandas elas chegam ao sucesso comercial.

Depois de dois discos elas voltam sem a vocalista Cherie Currie que ficou sendo uma oportunidade a Joan Jett que mais tarde estouraria nas paradas. Mas mesmo sem Cherie Currie as Runaways continuou e lançou quatros álbuns bons  e continuou com seu sucesso que tinha conquistado a uns anos atrás com seus primeiros discos, inclusive um compacto ao vivo no Japão.

A banda terminou com algumas brigas entre as integrantes, mas isso não impediu de cada uma continuar em frente. Joan Jett continuou com o sucesso ao lado dos Blackhearts , a gata Lita Ford gravou discos solos e fez um dueto com o Madman, Sandy West ficou apagada posteriormente e acabou morrendo em 2006 por câncer, Cherie Currie fez um álbum e virou atriz e para terminar a formação clássica das Fugitivas, Jackie Fox tornou se uma advogada bem sucedida.

Lembrando que não era só as Runaways, Patti Smith fazia Rock naquela época com quatros discos já lançados, a musa também conhecida como a poeta do Punk continua na ativa, mesmo com seus 64 anos. E para seu vo que com 64 anos de idade não sai de casa e mal levanta para fazer xixi, ta ai a rockeira Patti Smith como um exemplo de vida. Além de Patti, Sheila Hynd dava também as suas caras no mundo do Rock.

Nos anos 80 a garotas do Heart já citadas na última edição da série  Hard no ritmo do Rock assim como as Runaways, mandaram bem também, já na metade dos anos 90 Tarja Turunen movimentou o Heavy Metal com atitude e garra.



Na nossa terra...

Rita Lee a musa mais famosa do rock no Brasil brilhou nos Mutantes e em carreira solo, com seus cabelos avermelhados, roxos, alaranjados, que seja, a vovózona, o Ozzy em forma de mulher comemora seus triunfos. Álem de Lee, Cassia Eller deixou sua marca com suas músicas e loucuras. Malandragem, Segundo o Sol e muitas outras, marcaram a adolescência de muita gente, e acabou fazendo parte da minha também.

É isso ai pessoal, o objetivo é mostrar as musas que algumas pessoas nem pensavam que existiam, ou seja, que nem sabiam que tinha Rock N Roll antigo e de qualidade feito pelas mulheres. Pode ser que eu venha com mais um ou dois posts falando das mulheres no Rock, e se transformar em uma Mini - Série que vai ser bem legal de se fazer assim como Hard, mas cada post termina em uma lição. Essas e muitas outras girls, no final das contas conseguiram mostrar o que realmente sabem fazer. Rock N Roll.

13 comentários:

  1. Olá Guilherme.
    Essas mulheres são demais!!!
    Post publicado
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Ow Legal.... muito bom o post. Lembra o meu "Musas do Rock"...
    Dá uma conferida no ultimo post.
    http://therockforever.blogspot.com/2011/01/musas-do-rock_30.html

    ResponderExcluir
  3. Valeu TEIA, mais um post publicado com sucesso no site de voces.

    Valeu Rock, com certeza vou dar uma conferida, talvez até mais. Volte sempre parceiro !!!

    ResponderExcluir
  4. eu nunca curti muito vocais femininos, embora a voz de Tarja me arrebatou há algum tempo.

    Acho que é legal essa exploração feminina num meio tão masculino, mas com ressalvas. Muitas vezes mulheres são só para despertar o desejo masculino, e distraem do foco principal, a música...


    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre gostei das vozes femininas, acho que se vc gosta da Tarja gostara de muitas outras que fazem Rock N Roll como ela. Realmente muitas mulheres podem chegar a fazer isso, de distrair o foco, mas não é o caso dessas garotas Jefferson.

    Valeu e volte sempre

    ResponderExcluir
  6. Ahá, olá Guilherme, ói eu aqui de novo. Deixa só eu acrescantar um nome à tua lista: Wendy O. Willians, a fantástica vocalista da banda Plasmatics, o vocal mais pesado dos anos oitenta (hehe). Ela deixava muito marmanjo no chinelo. Vale a pena conhece-la. Pena que ela suicidou-se deixando uma lacuna no mundo do metal ou punk ( depende do espírito dos fãs).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. hUM..que bom que voce voltou aqui, sua opinião e comentários são bem importantes. Já ouvi os Plasmatics que é uma banda muito boa, mas esqueçi dela, rs, valeu, no próximo post citarei ela. Volte sempre cara !!!

    ResponderExcluir
  8. Mulheres e Rock tudo a ver, gosto demais da Angela Gossow do Arch Enemy e da Cristina Sccabia do Lacuna Coil, Amy Lee do Evanescence, putz elas cantam muito, Amy e Angela para mim são únicas e geniais.

    ResponderExcluir
  9. É isso ai capeta, fique atento no próximo post que vai trazer mais mulheres. Volte sempre cara !!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei Do Seu Post Minha Preferida E Janis Joplin Aquela Mulher Cantava Como Ninguém !

    ResponderExcluir
  11. Opa...sempre achei a Janis muito boa também, mas as minhas verdadeiras musas foi as Runaways. Um abraço...

    ResponderExcluir
  12. mto bons posts! Runaways realmente botavam pra fuder heheheheXD! É não se ter mais bandas como antigamente...:(

    ResponderExcluir
  13. Gabyrhcp15

    Concordo com vc, " Saturday Night Special " já diz tudo.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre !!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sua opinião, pois é muito importante para nós. E lembrando que todos comentários serão analisados e respondidos.

Obrigado pelo comentário e Volte sempre.

Todos artigos são publicados por Guilherme M, exceto onde os autores são citados